O Portal de notícias de Porto Seguro

Embasa garante que despejo de limpa-fossas em suas estações em Cabrália, é um procedimento legal e fiscalizado.

0

A respeito dos comentários que circulam nas redes sociais, especialmente nos grupos de Cabrália, que versam sobre despejo de dejetos por Limpa-fossas de Porto Seguro e Belmonte, na estação de tratamento da Embasa em Cabrália, e que poderiam estar causando danos ambientais ao município; a reportagem do Jojô Notícias, procurou as entidades envolvidas, que prestaram os seguintes esclarecimentos:

Secretaria do Meio-Ambiente:

Em conversas com o secretário, Fernando Ricaldi, ele afirmou que a Secretaria tem conhecimento da situação e todas as posições já foram tomadas e documentas, mas que a Secretaria está regularizando sua situação funcional, com a contratação do quadro funcional, elaboração de regimento interno e formação do Conselho Ambiental, para se ter as condições necessárias de trabalho. Entretanto, mesmo assim, não há denúncias sem as devidas providências. O Secretário argumenta ainda que apesar de alguns vereadores defenderem a permanência da EMBASA no município, a administração já enviou um projeto à Câmara para privatizar os serviços de abastecimento e saneamento da cidade, justamente porque ela é fruto de várias notificações e multas e não cumpre com as punições impostas. A pergunta é: vale a pena manter os serviços desta empresa no município? Questionou o Secretário Fernando Ricaldi.

O vereador “Xepa” informou à nossa reportagem que já entrou com um requerimento solicitando um posicionamento da secretaria de Meio-Ambiente a respeito dos fatos e quais as medidas esclarecedoras que estão sendo tomadas.

Requerimento apresentado pelo vereador Xepa

“Entendemos que para a empresa melhorar é preciso boa vontade política do gestor e de seus secretários”, pontuou o vereador. “Vale ressaltar que a EMBASA tem seus problemas e precisa ser regulamentada pelo poder público municipal para funcionar adequadamente. Portanto, privatizar os serviços não é a solução”, concluiu  Xepa.

EMBASA:

A empresa alega que não foi notificada sobre o assunto, e que as informações e comentários postados nos grupos de whats-app, não correspondem à verdade. Severino Neto, Diretor Regional da EMBASA, orienta que a secretaria do Meio-Ambiente encaminhe, oficialmente, as denúncias para responder de forma oficial.

“Podemos abrir nossas áreas operacionais para os vereadores e para a imprensa sem nenhum impedimento. Tenho absoluta confiança nos nossos serviços, e não há nenhum risco ambiental para o município; as estações são dimensionadas para receber efluentes domésticos, independente se veem direto dos imóveis através da rede ou de veículos”, afirmou Severino.

Severino Neto informou ainda que duas empresas estão cadastradas na Costa do Descobrimento para descarte de efluentes domésticos. “É um serviço pago e que uma vez cadastradas as empresas podem fazer o despejo de dejetos em qualquer cidade da Bahia onde haja sistema de esgotamento sanitário operado pela EMBASA. Possivelmente a empresa, apesar de ser de Porto Seguro ou Belmonte, presta o serviço na cidade de Cabrália, e por este motivo o descarte é realizado também na cidade”, explicou o diretor.

“Importante informar que para cadastro destes caminhões é necessário alvará de funcionamento e documentos por parte do órgão ambiental, cadastro dos motoristas e uma declaração por parte da empresa de que o efluente é exclusivamente doméstico”. Finalizou Severino Neto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.