O Portal de notícias de Porto Seguro

Apoiadores de Trump invadem o Congresso e impede a ratificação de Joe Biden como presidente americano

0

O Capitólio dos Estados Unidos foi invadido por manifestantes pró-Trump durante a sessão que certificaria Joe Biden como presidente eleito. As portas do Capitólio, como é conhecido o prédio do Congresso americano, chegaram a ser trancadas e um alerta de emergência acionado. Na sala de imprensa do Senado, um alerta dizia: “Tranque todas as portas, se possível. Se não, procure abrigo ou camuflagem. Fique calmo e aguarde mais instruções. Repito: ameaças à segurança dentro do Capitólio dos Estados Unidos”, noticiou a Fox News.

O vice-presidente Mike Pence, que participava da sessão para certificar Joe Biden, foi evacuado do prédio e a votação precisou ser interrompida. Em seguida, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, decretou toque de recolher a partir das 18h (hora local, 20h em Brasília) na cidade, válido até as 18h de amanhã. Minutos antes, dois prédios do Capitólio foram evacuados por uma suposta ameaça de bomba.

 Informações da Fox News indicam que a polícia encontrou vários pacotes suspeitos em volta do Cannon House Office e da Madison Library of Congress Building, e agiu para esvaziar os prédios e escritórios vizinhos

Policiais sacam armas dentro do Capitólio

 Depois que manifestantes pró-Trump invadiram o Congresso americano, policiais se posicionaram perto da entrada da Câmara, apontando armas em direção à porta. Imagens da cena mostram que uma escrivaninha foi pressionada contra a porta para impedir a entrada de manifestantes

Policiais tentam deter os invasores

Bombas de gás também foram atiradas por policiais para dispersar a multidão que invadiu o Congresso. Mais cedo, em discurso em frente à Casa Branca, o presidente Donald Trump pediu a seus seguidores que se manifestassem contra a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições de 3 de novembro. Com a invasão ao Congresso e confronto com a polícia, Trump escreveu nas redes sociais que apoiadores não deveriam confrontar autoridades. “Por favor, apoiem nossa polícia. Eles estão verdadeiramente do lado do nosso país”.

O filho do presidente, Donald Trump Jr., também usou as redes sociais para pedir protestos “pacíficos”. “Use seus direitos da 1ª Emenda, mas não comece a agir como o outro lado. Temos um país a salvar e isso não ajuda ninguém”, escreveu.

A republicana Nancy Mace compartilhou um vídeo de manifestantes em confronto com a polícia do Capitólio. “Isto está errado. Não somos assim. Estou com o coração partido por nossa nação hoje.

Trump se reuniu hoje com apoiadores negando a derrota nas eleições americanas e afirmando que a luta para questionar o resultado eleitoral está só começando, apesar de sua candidatura já ter sofrido derrotas em todos os estados que deram a vitória a Biden. “Hoje não é o fim, é apenas o começo…nossa luta contra os grandes donos, a grande mídia, está apenas começando. Precisamos parar o roubo, e nunca mais permitir que aconteça”, disse.

 A marcha do presidente Trump reúne centenas de apoiadores, que começaram a se encontrar ontem em Washington. Os manifestantes dizem estar respondendo ao apelo de Trump para se concentrarem na capital do país.

Depois da marcha, apoiadores se dirigiram ao Congresso americano e invadiram o prédio, interrompendo a sessão para certificar a vitória de Joe Biden.

Por Informações: UOL Notícias e AFP

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.