O Portal de notícias de Porto Seguro

Profissionais que operam as balsas em Porto Seguro programam greve com início na quinta-feira (20/01)

0

Os trabalhadores das empresas Rio Buranhém e Rionave, que operam a travessia das  balsas entre o município de Porto Seguro e o distrito de Arraial d’Ajuda, divulgaram que, na quinta-feira, (20/10), a partir das 6h  entrarão em greve por 24 horas.

De acordo informações repassadas por funcionários que não quiseram se identificar, o que motivou a decisão são os baixos salários, e condições de trabalho desfavoráveis. A principal reivindicação é um salário base de R$ 2.090 para os trabalhadores que desempenham a função de auxiliar de máquinas e convés (marinheiro). O atual piso dessa função pago pelas empresas que operam em Porto Seguro é de R$ 1.756, reajustado recentemente pelo INPC (10,96%).

A pauta de reivindicações foi enviada às empresas no dia 17 dezembro passado pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA) e pelo Sindicato Nacional dos Marinheiros e Moços de Máquinas em Transportes Marítimos e Fluviais, entidades representantes da categoria e que estão conduzindo a negociação coletiva.

As empresas alegam que as funções já foram reajustadas pelo INPC e que a proposta do sindicato não condiz com a realidade financeira e o contexto econômico vivido no país. Em uma contraproposta, as operadoras ofereceram um aumento de mais 2% aos funcionários, além dos 10,96% já contemplados no INPC, mas congelando esses valores por dois anos. Não houve acordo e, embora as lideranças afirmarem que as portas estão abertas ao diálogo, a manutenção da greve para o dia 20 de janeiro está mantida.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.