Já falamos aqui que o novo aeroporto denominado “Aeroporto da Costa do Descobrimento” tem sua construção e implantação prevista para o município de Cabrália; ou seja: não tem nada a vê com o município de Porto Seguro.(leia aqui)
Em entrevista ao site BN (Bahia Notícias), no domingo de carnaval (23/02), o Secretário Estadual de Turismo, Fausto Franco voltou a anunciar a construção do aeroporto, reforçando que a Secretaria de Turismo vai dar início a construção de um novo aeroporto na cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia e que o equipamento será de padrão internacional.
Na mesma entrevista o Secretário anunciou a construção de mais dois aeroportos nas cidades de Itacaré e na região de Conde, na Linha Verde. “Vamos começar a fazer o novo aeroporto de Porto Seguro, de padrão internacional, e estamos buscando parceria para fazer o aeroporto de Itacaré, e na região de Conde, para desenvolver mais o turismo, porque a gente entende que conectividade é algo importante”, explicou Fausto.
A pergunta que não quer calar é a seguinte: O AEROPORTO INTERNACIONAL DE PORTO SEGURO SERÁ EM SANTA CRUZ CABRÁLIA?
A quem interessa isso?
Temos deputados na assembléia estadual e na Câmara Federal que representam a região; bem votados no município, que poderiam elucidar melhor essa questão. Seria justo e coerente que os deputados Jânio Natal (Podemos); Jacó do PT (PT); Uldurico Júnior (PV) e Valmir Assunção (PT) se pronunciassem sobre o assunto ou explicassem o porquê deste homérico silêncio.
No caso específico do deputado Jânio Natal, suas explicações coincidem com explicações de equipes técnicas que vistoriaram a área e concluíram que o local escolhido seria o único que suportaria a locação do equipamento.
Jânio, para se habilitar como candidato em Porto Seguro, está fazendo valer o seu mandato de deputado estadual, e propôs, urgentemente, na Assembléia Legislativa da Bahia, uma imediata redemarcacão dos limites dos municípios de Porto Seguro e Cabrália, e requereu plebiscito no perímetro a ser redemarcado. Certamente, a pequena população daquela área, optará por ser anexada ao Município de Porto Seguro.
Da mesma forma, o ex-prefeito Baiano, agora também se habilita ao cargo. Lembrando que Baiano protagonizou essa briga com Jânio, sobre a paternidade do aeroporto de Cabrália, afirmando que a área quem definiu foi ele, quando prefeito de Cabrália e que o projeto foi todo elaborado no seu mandato. Seu filho, o radialista e pré- candidato a prefeito de Porto Seguro, Ubaldino Jr. relatou em seu programa de rádio, encontros com empresários que investirão na construção do aeroporto; só que, esses mesmos empresários já revelaram desconhecerem a família Pinto e que não têm nada a vê com o empreendimento. Estão apenas pegando uma carona no projeto.
A população não sabe se é apenas vaidade essa disputa pela paternidade do equipamento, ou se há outros interesses envolvidos, Certo mesmo é que, para o município de Porto Seguro, é uma grande perda. A referência econômica, histórica, e cultural serão fortemente abaladas com essa mudança de endereço do aeroporto. Em vez de estar brigando pela paternidade do aeroporto, o razoável seria que estivessem lutando pela permanência do equipamento na “terra mãe do Brasil”.