O Portal de notícias de Porto Seguro

UFSB é única universidade da Bahia com conceito máximo no MEC

0 846

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) é a única instituição de ensino superior da Bahia com conceito 5 no Índice Geral de Cursos (IGC) em todo o estado. O indicador é utilizado para conhecer o desempenho das entidades de 3º grau do Brasil. Os resultados do IGC 2019 foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira (23).

O índice classifica as instituições com notas de 1 a 5. Foram classificadas com conceito 4 pelo Inep 26 instituições baianas, entre públicas e particulares.

Ao todo, foram avaliadas na Bahia 109 faculdades, universidades, centros universitários e institutos federais de Ciência e Tecnologia, tanto públicos, quanto privados.

Outras 70 instituições ficaram com conceito 3, e 11 com nota 2.

A Bahia, ao lado do Ceará, são os estados do Nordeste com a maior quantidade de instituições de ensino superior com notas 4 e 5.

 

FEDERAIS

Além da UFSB, constam na lista do IGC mais cinco instituições federais baianas. A Universidade Federal da Bahia (Ufba) alcançou nota 4, assim como IFBA e a Universidade Federal do oeste da Bahia (Ufob). Aparecem classificadas com IGC 3 a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano).

ESTADUAIS

As quatro universidades estaduais da Bahia – Uneb, Uesc, Uefs e Uesb – obtiveram nota 4 no indicador.

PRIVADAS

Entre as instituições de ensino superior baianas privadas, com ou sem fins lucrativos, 19 instituições foram classificadas com conceito 4. Outras 68 ficaram com nota 3 no IGC, e 11 com nota 2. Uma instituição, a Faculdade Presbiteriana Augusto Galvão (Fapag), aparece na lista, mas não tem nota disponível.

Fonte: Bahia Notícias

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.