Teve inicio nessa semana, 08/10, o projeto de monitoramento de escolas, no distrito de Trancoso.
O projeto tem a coordenação do OSPS (Observatório Social de Porto Seguro), em parceria com a Associação Despertar, e conta também com o apoio de jovens estudantes de Trancoso, que realizam conjuntamente visitas de vistoria e inspeção nas escolas municipais.
As primeiras escolas visitadas foram as Escolas Honorina Passos, Maria dos Anjos e Ebenezer.
As inspeções e fiscalizações têm como prioridade monitorar as condições de:
-Controle na entrega da merenda escolar
-Monitoramento da estrutura física da escola
– Monitoramento do transporte escolar
-Presença de servidores e controle de horário
Após um período de treinamento, os jovens voluntários poderão realizar as visitas constantemente, em datas esporádicas, improvisadas e darem continuidade ao projeto, enviando relatórios elaborados do que constataram, para que o OSPS busque junto aos órgãos públicos a solução para os problemas apontado, e leve ao conhecimento público aspectos importantes de possíveis falhas de gerenciamento, indicando como pode auxiliar e melhorar o quadro atual.
O projeto pretende também, em breve, estabelecer parceria com a UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia), buscando jovens voluntários que possam monitorar mais escolas no município.
O coordenador do OSPS, Tadeu Prosdocimi, anunciou também que o projeto, em breve, também estará presente em Arraial D’ajuda, graças ao apoio de uma voluntária que se ofereceu para participar da ação.
“Estamos abertos a propostas e sugestões de todos para a consolidação do projeto, e esperamos que: assim como o projeto “de olho na câmara”, possa ser disseminado nas redes do Observatório Social Brasil”, comemorou o coordenador e idealizador da ação.
Ainda, segundo o coordenador, o OSPS se reunirá com a secretaria de educação do município, que está poiando a iniciativa, fornecendo as informações solicitadas, para apresentar o relatório e debater as soluções. “Nosso intuito é desenvolver uma plataforma eletrônica para preenchimento de dados obtidos, gerando relatórios automáticos de visitas e resultados”, finalizou Tadeu.
Detalhes das fiscalizações, os problemas encontrados; assim como as sugestões, podem ser encontrados no site da instituição.
Osportoseguro@gmail.com – Fone: (73) 3012-8075