O Portal de notícias de Porto Seguro

O IFBA informa à comunidade que adotará a Análise de Histórico Escolar como modelo de seleção para o Processo Seletivo 2021

0

NOTA PÚBLICA SOBRE O PROCESSO SELETIVO 2021

Prezada comunidade,

Esperamos que todas e todos estejam bem.

Neste momento de incertezas decorrentes da pandemia da Covid-19, consideramos fundamental manter a comunidade acadêmica e a sociedade continuamente informadas acerca das decisões relativas ao Processo Seletivo para ingresso no Instituto, bem como sobre os parâmetros pedagógicos, legais, humanos e sociais que orientam e fundamentam tais decisões.  

Como informado anteriormente, em sintonia com outras instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o modelo a ser adotado para o Processo Seletivo do IFBA para ingresso no ano letivo de 2021 será o de Análise de Histórico Escolar. Para os cursos de ensino médio integrado e EJA a análise se dará sobre as médias finais do ensino fundamental II. Já para os cursos subsequentes serão analisadas as notas do histórico do ensino médio.

Por parte dos candidatos e das candidatas, nesse modelo de seleção (Análise de Histórico Escolar), é necessário dispor do documento de Histórico Escolar (ou documento equivalente, conforme será definido pelo edital) mais atualizado, do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental para cursos do ensino médio Integrado e do 1º e do 2º ano do Ensino Médio para cursos Subsequentes.

Convém destacar que esta decisão tem caráter emergencial, uma vez que o formato de exames presenciais seria incompatível com as medidas sanitárias em voga, especialmente pela quantidade de pessoas envolvidas no Processo Seletivo em toda a Bahia, preservando assim a vida e a saúde de todos(as).

Ressaltamos que o processo de seleção de estudantes para ingresso em 2021 nos seus cursos técnicos não ocorrerá por meio de aplicação de provas de qualquer natureza. Esclarecemos, portanto, que o Instituto também não realizará aplicação de provas virtuais para seu Processo Seletivo, tanto devido à dificuldade de um acesso estável e adequado à internet por parte da população, quanto à necessidade de prezarmos por condições justas de concorrência, de forma a garantirmos uma participação mais igualitária e socialmente inclusiva possível.

EDITAL DE SELEÇÃO E DATAS

Reafirmamos, contudo, que ainda não há previsão de data para a realização do Processo de Seleção de Estudantes para ingresso nos cursos técnicos do IFBA no ano letivo de 2021. Estamos vivenciando um período histórico atipicamente desafiador e tal decisão depende de fatores relacionados ao contexto atual, que afetam não apenas o IFBA, mas também as redes pública e particular de ensino. De todos os Institutos Federais do país, até a presente data, apenas 2 publicaram edital e data de seleção para 2021.1.

Tranquilizamos a comunidade, no entanto, que o IFBA tem o compromisso de que a publicação do seu Edital de seleção de estudantes para 2021 se dará com a antecedência necessária e mediante ampla divulgação.

 A ESCOLHA DO IFBA: FUNDAMENTOS DA DECISÃO

Desde o início da pandemia, o Departamento de Seleção de Estudantes (DESEL) e a Diretoria de Políticas Educacionais (DPE) realizaram um profundo estudo sobre os formatos de seleção de 34 instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do país. Os diferentes modelos de seleção historicamente praticados pela Rede são: ProvaAnálise de Histórico escolar, Sorteio,e Sorteio qualificado.

Segundo o referido estudo, a Análise de Histórico escolar foi o segundo formato mais utilizado pelos institutos para ingresso em 2020.1 em cursos técnicos. Alguns desses institutos já realizam essa forma de seleção há mais de 5 anos. Pedagogicamente, essa é uma estratégia processual de avaliação do aproveitamento escolar dos/das estudantes que se candidatam, e não apenas uma avaliação momentânea. Esse procedimento ainda é mais célere e menos custoso às instituições públicas. Todas as suas etapas podem ser realizadas integralmente de forma não-presencial. Cabe sublinhar que a adoção da forma virtual de processo seletivo encontra respaldo na Resolução CONSUP/IFBA nº 19, de 24 de agosto de 2020, e no Plano de Contingência Institucional amplamente discutido com a comunidade acadêmica.

Assim, a Pró-Reitoria de Ensino do IFBA compreende que a Análise de Histórico Escolar é o modelo de seleção mais adequado ao presente momento pelo qual passamos. Portanto, o seu Departamento de Seleção de Estudantes e a sua Diretoria de Políticas Estudantis, juntamente com a Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação do IFBA estão trabalhando na finalização de definições técnicas para apresentação do edital à comunidade, com detalhes e instruções suficientes.

 PROCESSO SELETIVO DO IFBA: COMO OBTER INFORMAÇÕES OFICIAIS

Para se atualizar sobre as informações oficiais mais recentes, continue acompanhando os nossos canais oficiais de comunicação:

    Site: portal.ifba.edu.br
    Facebook: @IFBA_Oficial
    Instagram: @ifbaoficial
    E-mail: selecao@ifba.edu.br
    TV IFBA: www.youtube.com/tvifba

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.