O Portal de notícias de Porto Seguro

De volta às aulas: escolas municipais dão início ao ano letivo em sistema de ensino remoto

0

Depois de um ano parado devido à pandemia, os alunos da rede municipal de ensino voltarão às aulas no dia 8 de março, dando início ao ano letivo 2020/2021. As matrículas já estão abertas. No entanto, as aulas não serão presenciais, como sempre foram, com professores e alunos nas salas de aula. Após decisão aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, tendo como referência as orientações dos conselhos Estadual e Nacional de Educação, a Secretaria de Educação vai instaurar a modalidade de ensino remota.

“O desafio é grande, a missão é complexa, mas é possível de ser cumprida. Com as aulas remotas, através de aparelhos digitais, os alunos poderão acessar o conteúdo pedagógico em qualquer lugar”, afirma a secretária de Educação, Dilza Reis.

Segundo ela, se todos os alunos tivessem acesso à tecnologia, o ensino seria totalmente digital. “Infelizmente esta não é a realidade da maioria das escolas públicas do Brasil. Então, nosso plano B será por meio de atividades impressas. E os professores estarão nas escolas, na base, construindo essa proposta a partir da realidade de cada comunidade onde está inserida a escola”.

Secretária de Educação, Dilza Reis

Dilza informa que os professores já estão em seus locais de trabalho, tomando todos os cuidados sanitários – com máscaras, álcool gel, respeitando o distanciamento – buscando caminhos e possibilidades para atender as necessidades dos estudantes. “Foram 30 dias de um trabalho exaustivo em janeiro, criando as condições para voltarmos a receber nossos alunos. Os professores estão a postos, procurando entender a realidade da sua escola, porque não existe receita pronta e não podemos ficar parados. Em contrapartida, espera-se que os pais e responsáveis também façam a sua parte”, considera a secretária.

A educação foi um dos setores mais impactados com a pandemia, com, praticamente, todas as aulas suspensas em 2020, tendo como resultado direto, o afastamento  do aluno da sala de aula.

A Secretaria de Educação, as escolas, os professores, enfim, toda comunidade escolar terão que se esforçar para garantir educação a todos os alunos, incluindo os mais carentes, que não possuem computador e acesso à tecnologia.

Tarefa árdua, tanto para o aluno quanto para o professor, será se adaptar o mais rápido possível nesse novo modelo de ensino.

Todavia, essa é a realidade até durar a pandemia.

Por informações: Secretaria de Educação/ SECOM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.