Costa do Descobrimento terá novo complexo turístico bilionário para atender Copa do Mundo em 2027
O lançamento do complexo imobiliário e turístico Yond, na vila de Santo André, em Santa Cruz Cabrália (BA), marca um novo capítulo na preparação do Nordeste para receber a Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA 2027,.
A disputa será realizada no Brasil entre 24 de junho e 25 de julho do próximo ano. Salvador está confirmada como uma das cidades-sede da competição, e os reflexos do evento já começam a se espalhar por outras regiões estratégicas do estado.
Apresentado nesta terça-feira (27/01), no Campo Bahia Hotel, o projeto foi idealizado inicialmente para funcionar como centro de concentração de seleções participantes do Mundial. O empreendimento é uma iniciativa do Grupo Pegasus Yond, responsável pelo próprio Campo Bahia, que ganhou projeção internacional ao hospedar a Seleção da Alemanha durante a Copa do Mundo de 2014.

Complexo Turístico Bilionário
A princípio, com investimento estimado em R$ 1,8 bilhão, o complexo terá perfil sustentável e multifuncional. As obras devem começar ainda no primeiro trimestre deste ano.
A primeira fase prevê a construção de 16 bangalôs, de um total de 185 unidades, além de um centro esportivo, com entrega programada para atender às demandas da Copa de 2027. Já a segunda etapa inclui a implantação de um resort de luxo, com previsão de conclusão em 2029, além de espaços voltados para atividades esportivas, saúde, educação e cultura, que devem ser finalizados até 2032.
Segundo o CEO do Grupo Pegasus Yond, Stefan Gast, o objetivo é ir além do evento esportivo.
“É um empreendimento semelhante ao que desenvolvemos na Copa de 2014, agora com o foco em deixar um legado permanente após o Mundial feminino. Já existem pelo menos três seleções interessadas em utilizar o espaço como base”, afirmou.
Importância para o Nordeste
A iniciativa reforça o papel do Nordeste como protagonista na agenda de grandes eventos internacionais e evidencia o potencial da região para atrair investimentos privados de longo prazo.
Para o diretor de Planejamento Turístico da Setur-BA, Luiz Rabelo, o projeto é resultado direto da articulação do Governo da Bahia para consolidar o estado como destino esportivo e turístico.
“Trabalhamos para mostrar a infraestrutura e os atrativos da Bahia. Esse complexo beneficia toda a Costa do Descobrimento, gerando emprego, renda e fortalecendo o turismo regional”, destacou.
Além do impacto econômico direto, a chegada de um empreendimento desse porte amplia a visibilidade internacional da região, estimula a qualificação da mão de obra local e diversifica a oferta turística, especialmente fora dos grandes centros urbanos.
Para o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz Cabrália, Geovson Magno, o evento é um sinal claro de transformação.
“Se estamos atraindo a atenção do mundo, é porque algo muito positivo está acontecendo no município. A Copa tem tudo para deixar um legado duradouro para Cabrália e para toda a região”, afirmou.
A preparação para a Copa do Mundo Feminina de 2027, impulsionada por projetos como o Yond, reforça o Nordeste como vetor de desenvolvimento, integração entre esporte e turismo e construção de um legado que vai muito além dos gramados.
Fonte: Portal NE 9