Arraial d’Ajuda promove festival Esquina do Mundo em novembro

O Festival Esquina do Mundo virou uma tradição e já faz parte da agenda gastronômica e cultural de Arraial d’Ajuda, na Bahia. O tema escolhido para este ano é “Gastronomia que Acolhe” e, de fato, faz jus à vila baiana, já eleito pela plataforma Booking.com como o destino mais acolhedor do mundo. Isso é uma realidade tão palpável que vários chefs renomados do mundo escolheram a cidade como lar ou para abrir seus negócios.

O festival chega à sexta edição e acontece de 1 a 16 de novembro. Na edição do ano passado, foram 50 estabelecimentos participantes, 73 pratos e drinks, com uma injeção de cerca de R$ 3,2 milhões na economia local, confirmando a força e representatividade que o distrito de Porto Seguro tem no segmento. A edição deste ano tem recorde de estabelecimentos inscritos:

Realizado pela Abrasel Costa do Descobrimento, em parceria com a Prefeitura de Porto Seguro, Senac e Sebrae, o evento propõe que os estabelecimentos elaborem pratos que vão além dos sabores e despertem memórias únicas. É, em síntese, o acolhimento e afeto em forma de comida. São seis categorias (prato Principal, petiscos, lanches e pizzas, sobremesas e sorvetes, drinks e café da manhã como nova categoria).

Os pratos

Os pratos do Festival Esquina do Mundo contam histórias incríveis como a da Barraca do Faria, uma receita de vó passada por gerações, ou do restaurante Sabores da Bahia, apaixonado pelo festival antes mesmo de pensar em ser acolhida por Arraial d’Ajuda. Ainda há pratos bem autênticos como o do hotel Paraíso do Morro, que preparou um risoto um tanto quanto diferente, e do restaurante Margô, que trouxe produtos regionais em uma nova proposta. Haverá até o tradicional Kaol da capital mineira no Esquina do Porco, além de frutos do mar como destaque em vários outros.

O festival deste ano  inovou com a categoria Café da Manhã, que propõe algo bem afetiva para os participantes, do de pão de queijo à moqueca de ovo. Os drinks utilizam insumos regionais, como o mel de cacau,a  tangerina, a pitanga e outras frutas da estação. Já a categoria sobremesa se destaca pela valorização de produtos regionais, como cupuaçu, cacau, coco e café especial.

Além das diversas capacitações na preparação do festival, está previsto, no dia 8 de outubro, no restaurante Relicário, o 1º Encontro de Negócios da Cadeia Agroalimentar. Destinado a restaurantes, cabanas de praia, hotéis, pousadas, mercados, panificadoras e outros empreendimentos do setor alimentício, a ideia é promover oportunidades de relacionamentos e negócios.

Serviço:
O que: Festival Esquina do Mundo
Onde: Arraial d’Ajuda (BA)
Informações e programação do evento: Instagram / @ festivalesquinadomundo

 

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário