Sociedade de Porto Seguro reconhece importância e valores da palestra de Leandro Karnal
“As pessoas são perfectíveis, não perfeitas, é preciso se fazer, se moldar, e sem a ética os problemas se multiplicam”,
Aplaudido de pé por um público diverso (homens, mulheres, idosos, jovens e adolescentes), o professor Leandro Karnal, em palestra, ontem, 18/05, no Parque de Eventos do Resort La Torre, obrigou a todos à uma profunda reflexão sobre a importância da ética em nossas vidas.
Com muita habilidade e raro domínio do assunto, o historiador registrou, com uma eficácia extraordinária, o momento que vivemos.
“As pessoas são perfectíveis, não perfeitas, é preciso se fazer, se moldar, e sem a ética os problemas se multiplicam”, afirmou o professor.
A reportagem do Jojô Notícias ouviu algumas pessoas presentes à palestra, e sentiu o respeito e a credibilidade do filósofo, no que diz respeito às suas idéias e proposições.
O compositor, poeta, administrador e ex-gerente do Baneb em Porto Seguro, Sr. Djalma Luz, considerou uma iniciativa brilhante e destacou o esforço do professor em caracterizar a ética como um pensamento de dimensão coletiva. Muito entusiasmado e ainda sobre o efeito da palestra, o poeta sugeriu a realização de um concurso literário entre os alunos do ensino médio, com o tema da ética e da corrupção, com premiações, como forma de estimular a consciência crítica dos jovens, e debaterem esse assunto com mais profundidade ao ponto de reconhecerem o grande mal que a corrupção e a falta de ética representam para a sociedade.
Já o professor e administrador João Mendonça, além de reconhecer o evento como extraordinário, considerou a palestra como uma fonte para estimular práticas e comportamentos, e que o contato com esse conteúdo permitirá decisões mais assertivas em nossas vidas.
Ainda em suas considerações, João garantiu que, como professor, procura não só formar profissionais de administração, mas também melhores seres humanos; Finalizou convocando os jovens a saírem da posição de inércia e assumirem o protagonismo nas questões políticas do país.
Os comentários e reações, sem exceção, convergiram no sentido da necessidade de maior reflexão sobre a questão. Como bem disse o professor: “A vida sem ética é ruim, nos tira a escolha e suprime a liberdade, transforma todos em reféns e cúmplices desse flagelo”.
Ao final, o professor Leandro Karnal, revelou grande confiança no país, declarando: “Esse país tem jeito, ele é nosso, é a nossa casa. Como não confiar no futuro desse país, nesse país real, vendo aqueles que levantam cedo para trabalhar e mirando os olhos dessa platéia”.