Vereadores apresentam emenda ao P.L. que altera o regimento Interno da câmara de Porto Seguro
Apesar de nenhum vereador ter se manifestado publicamente sobre o assunto, aparentemente, a câmara parece dividida
A sessão da câmara de Porto Seguro desta quinta-feira,17/05, surpreendeu o público e creio, até mesmo alguns vereadores. É que os vereadores Lázaro Lopes, Nido, Rodrigo Borges, Élio Brasil, Ariana, Van Van, Bibi Ferraz e Hélio Navegantes, contrariando a vontade e os propósitos do presidente, Evaí Fonseca, apresentaram emenda ao projeto, para tentar resolver de uma vez por todas, a celeuma sobre a reeleição do presidente da casa.
A discussão sobre a alteração do artigo 12 do regimento interno da câmara, que diz o seguinte: A mesa compõe-se de um presidente, um vice-presidente, um primeiro e um segundo secretário, com mandato de 02 (dois) anos, correspondente à primeira parte da legislatura, proibida a reeleição para o mesmo cargo; vem se arrastando há alguns meses.
Apesar de nenhum vereador ter se manifestado publicamente sobre o assunto, aparentemente, a câmara parece dividida.
A emenda ao projeto de lei que alteraria o regimento interno da casa, para favorecer a reeleição do presidente, entrou na pauta para a leitura nesta quinta-feira e deverá passar por duas votações, sendo necessários 2/3 dos votos do plenário para sua aprovação; ou seja: terá que ter o apoio de 12 vereadores para aprovação de qualquer alteração no texto.
Importância:
A emenda ao projeto valoriza a democracia, na medida em que incentiva a disputa eleitoral, provoca o debate, fortalece o contraditório e demarca a independência do poder legislativo e executivo.
Quem ganha? A própria câmara de vereadores com a renovação da mesa diretora.
Uma ala de vereadores, que já demonstravam insatisfação com a atual gestão.
Quem perde?
O atual presidente da casa.
E o executivo municipal que tinha no mesmo um forte aliado e fiel escudeiro.