O Portal de notícias de Porto Seguro

Trilha Subaquática é a nova atração do Parque Marinho de Abrolhos

0

Considerada uma das mais famosas Unidades de Conservação (UC) do extremo-sul baiano, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos anuncia a inauguração de sua mais recente atração, a trilha subaquática do Chapeirão Mau-Mau. Localizado entre os estados da Bahia e Espírito Santo, o Parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e costuma receber visitantes, estudantes e pesquisadores de vários pontos do Brasil e do mundo.

A realização do projeto, que tem apoio do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF Mar), e resultado dos esforços da equipe que gere a unidade em colaboração com empresas e condutores de visitantes, além de outras instituições voltadas à preservação ambiental e desenvolvimento sustentável na região.

Os chapeirões, formações recifais endêmicas da zona onde se localiza o Parque de Abrolhos, chamam atenção pelo formato, semelhante a um cogumelo, e dimensões impressionantes, chegando a incríveis 20 metros de comprimento e 50 metros de diâmetro no topo. O trajeto poderá ser realizado no período noturno, prometendo oferecer uma experiência impar a todos os visitantes e fomentar ainda mais o turismo ecológico na UC.

A trilha, guiada por 14 pinos fixados na areia e interligados por cabos, possui cerca de 140 metros de trajeto e contempla um aglomerado de 16 chapeirões e outras formações recifais. Entre a biodiversidade presente no percurso estão inúmeras espécies de peixes (peixe-cofre, olho de boi, guarajuba, arabaiana), esponjas de cores variadas, arraias, camarões-palhaço e até anêmonas gigantes (espécie considerada em perigo de extinção).

Segundo o chefe do parque, Fernando Repinaldo Filho, o viés da iniciativa e a conscientização dos visitantes a respeito da pluralidade existente na fauna e flora marinha, compartilhando informações a respeito da biodiversidade local, principalmente nos chapeirões. O projeto destaca ainda a importância da prática de um turismo consciente e sustentável, a fim de conciliar as atividades praticadas pelos visitantes com a preservação do ecossistema local.

Para maiores informações a respeito da trilha e demais projetos do parque, acesse o Guia do Visitante do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos ou entre em contato com o ICMBio através do telefone: (61) 2028-9280.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.