O Portal de notícias de Porto Seguro

Porto Seguro lança plano para retomada do turismo

0

No espaço vip Isla, no Aeroporto Internacional de Porto Seguro, foi realizado na segunda-feira (24), o evento “Retomada e fortalecimento da imagem dos destinos turísticos: Porto Seguro, Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva”, onde estavam reunidas, mais de 150 pessoas do trade nacional e local. O evento foi no modelo híbrido (presencial e virtual).

Nesse sentido, participou ao vivo, pela plataforma on-line, o Ministro do Turismo, Gilson Machado.

Em suma, ele enalteceu Porto Seguro e seu posicionamento no mercado brasileiro.

A iniciativa do evento partiu do prefeito Jânio Natal e de seu vice, o também secretário de Turismo, Paulinho Toa a Toa, percebendo à urgência em encontrar meios de retomar, efetivamente, as atividades turísticas em Porto Seguro e seus distritos, onde 95% da economia depende do turismo para se manter, lembrando que o setor foi um dos mais prejudicados desde o início da pandemia da Covid-19. Quem estava de anfitrião era Paulinho Toa Toa, uma vez que o prefeito não pôde ir. Contudo, Jânio deixou um vídeo, onde pontuava sua preocupação com a cadeia produtiva do turismo.

Paulinho relatou a situação do setor que, mesmo com a reabertura da cidade desde o ano passado, vem sofrendo e muito com a baixa procura, devido ao medo que as pessoas têm em viajar nesse momento.

Nesse sentido, Paulinho ressaltou uma lista que vai desde os protocolos de segurança sanitária e o cumprimento dos decretos municipal e estadual até às atrações que os destinos oferecem.

“O foco é mostrar que estamos funcionando, seguindo rigorosamente os protocolos de segurança sanitária com a obrigatoriedade de uso de máscara, higienização e distanciamento social. Nossos roteiros turísticos são diversificados, com muitas opções de atividades ao ar livre, passeios diurnos, vasta gastronomia à noite e outras atrações que respeitam os decretos municipal e estadual. Além disso, estamos realizando ações constantes de combate ao Coronavírus, com testagens em massa e vacinação ampla, implementação do Selo Porto Seguro Responsável, sanitização dos corredores turísticos e já temos até a construção do hospital municipal de Referência Covid-19 no Arraial d’Ajuda, que deve inaugurado em junho”, explanou.

Durante o encontro foram apresentadas ações já realizadas pela SECTUR e parceiros, em 2021, entre elas estão: as alianças estratégicas com o Governo Federal, através do FUNGETUR, com o Sebrae, Senac, Abrasel e outras entidades; a  participação no “Projeto Experiências do Brasil Rural” do MTur, com o roteiro “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores”, criado pela Secretaria e selecionado; a contratação de consultoria estratégica em turismo; as campanhas como “Ainda é Verão” e das comemorações do “22 de abril – Aniversário do Brasil”; o lançamento do novo  Festival Gastronômico Raízes, que acontecerá no mês de julho deste ano; e o reordenamento das atividades turísticas em Caraíva e Trancoso, que serão realizadas também em Porto Seguro e Arraial d’Ajuda.

Quem também falou foi o consultor Richard Alves, apresentando dados de uma pesquisa realizada com 82 empreendedores, gestores e profissionais da área, que resultou em um panorama da demanda turística nos últimos seis meses. Por meio desses dados, foi elaborada e apresentada uma proposta de ações da SECTUR, em parceria com os empresários e instituições da sociedade organizada, no intuito de proporcionar uma estratégia de promoção e comercialização do destino.

Participaram do Painel de debates presencial a equipe da SECTUR, através do Superintendente Anderson Quaresma, a Diretora de Mercado, Aline Rodrigues e a Diretora de Marketing, Brígida Carla; os representantes do Sebrae, Alex Brito e Flávia Goroni, e pela ABIH local e regional falou Wilson Spagnol. Já o Painel On-line contou com as participações ao vivo, além do Ministro do Turismo, Gilson Machado, da Gestora de produtos master da Azul Viagens – Sônia Nunes, dos diretores da Itapemirim linhas aéreas – Lincoln Amano e Paula Bardon, do proprietário da Forma Turismo – Renato Costa, da Gerente regional nordeste da Decolar – Renata Colla Bufarat e do Diretor de sourcing terrestre nacional da CVC Corp – Cristiano Placeres.

O evento contou também com a presença de autoridades representativas como o Comandante da Marinha, Bruno Farias; Tenente Coronel, Alexandre Costa Souza da Polícia Militar; Tenente Coronel, Helber Viana do 6º GBM de Porto Seguro, Guarda Municipal, Secretário de Obras Denisson Matos, Secretário de Governo e Comunicação, Miguel Ballejo; Superintendente de Segurança, Capitão Antônio Farias; Superintendente de Cultura, Herculano Assis. A ABIH local foi representada pelos Vice-presidentes, Vinícius Oliveira, os conselheiros do CMDT Conselho Municipal de Desenvolvimento Turístico) Renata Tardin e Heitor Siqueira, e da SINART Carlos Roberto Rebouças.

Por Informações: SECTUR

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.