O Portal de notícias de Porto Seguro

Prefeitura de Porto Seguro realiza coletiva de imprensa para apresentar balanço do carnaval 2018

Em sua exposição, o Secretário de Turismo Richard Alves, destacou, além das atrações dos trio-elétricos, os blocos culturais, que segundo ele, vem crescendo a cada ano. “Este ano foram cerca de 40 (quarenta) blocos cadastrados e que evoluíram nos circuitos culturais da cidade”, pontuou o secretário.

0

Numa coletiva de imprensa realizada hoje, sexta-feira, 16/02/2018, no Eco Bahia Porto Seguro, antigo “Vela Branca”, a Prefeitura Municipal de Porto Seguro apresentou os números do carnaval 2018 de Porto Seguro.

A coletiva, além da presença do anfitrião Hélio de Paula, também registrou a presença do prefeito Beto Nascimento, o comandante do 8º batalhão, major Anacleto França, o delegado regional, Dr. Moises Damasceno, os secretários municipais de governo, Richard Alves, Renovato, Cezar Aguiar, Edna Alves e representantes de veículos de comunicação local e regional.

Em sua exposição, o Secretário de Turismo Richard Alves, destacou, além das atrações dos trio-elétricos, os blocos culturais, que segundo ele, vem crescendo a cada ano. “Este ano foram cerca de 40 (quarenta) blocos cadastrados e que evoluíram nos circuitos culturais da cidade”, pontuou o secretário.

A Secretária de Saúde Edna Alves apresentou os números referentes aos procedimentos de atendimentos e encaminhamentos realizados na passarela. Relatou que foram escalados 92 (noventa e dois) servidores da secretaria, entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio. Instalados seis leitos de estabilização na passarela, sendo realizadas 121 vistorias pela Vigilância Sanitária, e 128 (cento e vinte oito) testes de pessoas. Nesses testes foram detectados cinco positivos para HIV, dez para sífilis e um para hepatite B. Dos infectados por HIV, quatro são moradores e um turista. Os moradores foram encaminhados para tratamento.

A secretária também divulgou a distribuição de 110 mil preservativos, e comemorou a queda de 15%, em relação ao ano anterior, nos atendimentos e encaminhamentos efetuados.

O Secretário de Infra-estrutura e Serviços Públicos, Dr. Renovato, também comemorou os avanços alcançados em relação aos anos anteriores salientou que, mesmo com o aumento do fluxo de automóveis e com a introdução do conceito de “circuito”, o trânsito fluiu bem e os desfiles dos blocos aconteceram com sucesso.

O delegado Dr. Moises Damasceno, numa exposição breve, destacou os investimentos feitos na área de segurança pelo governo do estado, que permitiu maior tranqüilidade e segurança na folia em toda a Bahia. Destacou a prisão da traficante Laís Oliveira, que já vinha sendo monitorada pela polícia e dos sete traficantes de drogas sintéticas, oriundos de Brasília, dentre eles um sargento do exército.

Já o major Anacleto França, enfatizou que o principal eixo da Polícia Militar no estado é a prevenção criminal, e que o estado da Bahia, assim como Porto Seguro, vem recebendo visitas de autoridades policiais de outras localidades do país e até internacional, interessadas em aprimorar técnicas e procedimentos referentes ao controle de multidões.

Relatou a presença de 120 policiais diuturnamente, com o apoio de outras unidades como CAEMA e CIPA, e que o policiamento se deu no circuito dos desfiles e no seu entorno, com instalação de pontos de bloqueios na orla e na saída da cidade.

Completou as informações revelando que o número de pessoas conduzidas foi insignificante, e que a maior parte das ocorrências tratava de pequenos furtos, perca de documentos e infrações de trânsito.

Em suas considerações finais, o prefeito Humberto Nascimento, agradeceu a todos pela presença e lembrou que o carnaval é um investimento para a cidade e que os custos com o mesmo vem se mantendo estável ao longo desses anos.

“Este ano foram investidos cerca de dois milhões no evento, para um público diário de oitenta mil pessoas, taxa de ocupação em torno de 90 a 100%, melhorias no valor da diária entre 10 a 15% e um aumento médio no consumo de 8 a 12%”, rebateu o prefeito quando interpelado sobre os custos do evento.

A reportagem do Jojô Notícias, após cumprimentar a iniciativa do prefeito em convocar coletiva para prestar contas à sociedade, sugeriu que a iniciativa fosse estendida a todas as secretarias do município, como forma de aprimorar as informações, e evitar considerações e julgamentos de parcialidade.

Na sequência indagou ao prefeito como iria ficar a questão do apoio financeiro aos blocos culturais que tiveram que preencher um edital para se habilitarem ao recebimento desses recursos. Em resposta, o Secretário de Turismo adiantou que esse processo de avaliação se estenderá até o dia 19/02, e que aqueles que atenderem às exigências do edital serão contemplados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.