Os moradores, empresários e comerciantes do entorno da Praça São Braz estão manifestando insatisfação pela forma que as praças vêm sendo tratadas e cuidadas pela Prefeitura Municipal de Porto Seguro.
A insatisfação foi registrada em abaixo-assinado que vem passando de 100 assinaturas até o momento. “Entendemos que as praças são áreas públicas e devem ser espaços de livre acesso a todos os cidadãos que nela queiram circular, passear ou apenas contemplar suas árvores e sossego que naturalmente elas possuem. Contudo, não é isso que temos visto nos últimos anos nas praças situadas no centro de Arraial d’Ajuda”, retirado do documento.
Para a comunidade, as praças estão em péssimo estado de conservação, mal cuidadas, abandonadas, com entulhos, matos e muito lixo. No abaixo-assinado, são apontados problemas como: moradores de rua que ocupam esses espaços e chegam a acampar com barracas; usuários consomem drogas aproveitando a escuridão que as praças se encontram; flanelinhas fazem da praça um estacionamento, extorquindo os motoristas; barracas de ambulantes são guardadas nestas praças, provocando poluição visual etc.
Outra queixa se refere a frequência de diversos tipos de eventos com interesse comercial que são realizados nas praças, com instalação de tendas enormes que impedem a circulação das pessoas, assim como impedem também que os comércios do entorno sejam vistos.
No documento, a comunidade dá o exemplo da Feira do Livro por ocupar toda a praça, impedindo até a circulação do vento, além do evento da Expresso Brasileiro realizou semana passada utilizando a praça para expor dois ônibus novos de sua frota, que farão a linha Arraial d’Ajuda a Eunápolis. “Embora tenhamos nos manifestado junto aos administradores da superintendência distrital de Arraial d’Ajuda, nada foi feito”, retirado do abaixo-assinado.