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Paciente denuncia subnotificações de Coronavirus nas UPA’s de Porto Seguro

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A professora  da UNEB, Caroline Lima, moradora de Porto Seguro, denunciou em nota divulgada nas redes sociais, neste domingo, 19/04, a prática de subnotificação dos pacientes suspeitos de COVID-19 no município.

A professora relata na nota que, naquela data, após a intensificação da gripe, ligou para o disque 155 e informou sobre  sua situação, dos sintomas e que a  orientaram a procurar a UPA e fazer a testagem para o Covid-19. “Imediatamente fiz isso, fui devidamente mascarada para a UPA e lá fui muito bem atendida pela equipe, desde a pessoa da recepção até a equipe médica. Bem, após apresentar o histórico dos sintomas, ser examinada e fazer um Raio X a indicação foi de um quadro viral e de possível diagnóstico para Covid-19. A médica então me passou a seguinte orientação: estava devidamente notificada e que ficasse em isolamento em casa por 14 dias”, relatou a professora.

 Respondi Okay e perguntei: “mas não farei o teste”?

Pois bem, sou um caso subnotificado! A equipe médica com muito pesar informou que não tem testagem para todo mundo e na UPA não havia uma orientação do que fazer comigo, nem Tomografia do tórax foi feita porque a orientação é que testagem são para os casos graves ou em pessoas num quadro de risco, ou seja: eu só poderei fazer a testagem quando estiver para ser entubada na UTI. E a minha família que já foi exposta ao vírus? Tendo em vista que temos 10 leitos de UTI na cidade como não garantir a testagem e a partir dela as políticas de enfrentamento ao coronavírus em Porto Seguro?

Unidade de saúde recém-inaugurada para atendimento especifico do COVID-19

Esta situação é bastante grave, pois como a Caroline pode haver outros casos. Já comentamos aqui sobre esta situação da testagem. Esperar o paciente ser entubado para realizar o teste, ou até mesmo depois de morto é um procedimento imoral e extremamente desumano.

Alegar que não há kit de testes não justifica. Dizer que não há recursos para tal é pior ainda, haja vista os gastos com o “maior réveillon do Brasil” e o que está programado para o “São João Elétrico”.

Há muito que denunciamos aqui no JoJô Notícias descasos com a saúde da população como falta de medicamentos, ausência de médicos e interrupção, por completo, das cirurgias eletivas. As ações de saúde no município vêm acontecendo a reboque do governo do estado e do governo federal (mutirão de cirurgias, campanhas institucionais de câncer de próstata e de mama etc.). Estamos diante de uma grave pandemia que está matando milhares de pessoas ao redor do mundo. A sociedade não tolerará negligências acobertadas por uma propaganda maciça e enganosa.

A professora finaliza a nota afirmando: A Secretaria de Saúde de Porto Seguro precisa responder a demanda! Um dos principais pólos turísticos do Estado, com um aeroporto internacional não está garantindo testagens rápidas e muito menos Tomografia do tórax para pacientes com possível quadro de Covid-19 e isso é um absurdo! É um absurdo porque as famílias desses pacientes estão em risco; absurdo porque não garantem nenhum cuidado para as pessoas que tiveram contato com esse paciente, um absurdo porque as subnotificações velam os números reais da pandemia no país.

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