O Portal de notícias de Porto Seguro

Bahia recebe 376 mil doses de vacina e Porto Seguro, ainda nesta madrugada, recebeu cerca de mil e trezentas doses

0

Após mudança de horário, a primeira remessa de doses da Coronavac para a Bahia chegou ao Aeroporto de Salvador em torno de 20h20 dessa segunda-feira (19). A partir daí, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) iniciou o processo de separação das doses para distribuí-las aos municípios baianos.

Oficio da logística de distribuição da vacina na Bahia

A primeira aeronave para o interior levantou vôo às 2h da madrugada, com destino a Porto Seguro. De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) do governo do estado, 10.800 doses do imunizante importado do laboratório chinês Sinovac foram destinadas à região. De lá, assim como em todas as outras cidades-polo, veículos farão o transporte da vacina para as cidades vizinhas. Foram destinadas para o município de Porto Seguro, 4.900 doses. Deste lote, 3.600 terão que ser utilizados para a comunidade indígena e, cerca de 1330 doses serão destinadas à outros grupos prioritários do município de Porto Seguro

Ao longo da madrugada, outros vôos também decolaram. Por volta das 6h da manhã, a Secom divulgou a chegada dos lotes destinados à região de Barreiras, no Oeste, e de Ilhéus, no Sul da Bahia.

Segundo vídeo postado nas redes sociais, a Secretária de Saúde de Porto Seguro, Raissa Soares, afirma que a aplicação das vacinas no município acontecerá de acrodo o Plano de Vacinação elaborado pelo Governo do Estado que, neste momento prioriza idosos em asilos e profissionais da saúde na linha de frente ao combate do Coronavírus.

A enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, mulher negra, de 53 anos, foi a primeira baiana a ser vacinada em Salvador. O próprio secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, que é médico, aplicou a dose nela, em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (19), nas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), no Largo de Roma.

Como profissional de saúde na linha de frente do combate à Covid-19, Angélica foi escolhida para estrear a campanha de vacinação na Bahia. Ela é servidora do Instituto Couto Maia.

O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, no dia da sua posse, em 1º de janeiro deste ano, autorizou a Secretária, Raíssa Soares a adquirir 10 mil doses da vacina, assim que fossem autorizados seu uso emergencial pela Anvisa.

A autorização aconteceu por unanimidade do colegiado da instituição, em reunião realizada no domingo passado (17/01), mas a quantidade disponibilizada está bem aquém da necessidade populacional do país. Apenas seis milhões foram autorizados e disponibilizados.

O governador da Bahia, Rui Costa, tem ajuizado ações no STF, para a compra de vacinas de outros laboratórios, que já possuem autorização de uso em outros países com referência. Se obtiver êxito, o caminho deverá seguido por outros estados e municípios, principalmente aqueles que têm emergência, dependem do turismo, para que possam retomar suas atividades econômicas de forma vigorosa e segura.

O Brasil registrou até a data de ontem (18/01) 210 mil mortes pela doença e quase dez milhões de pessoas infectadas pelo Covid. Em Porto Seguro, boletim do dia 11 de janeiro fala em 13.189 casos suspeitos e confirmados e 86 óbitos em função da doença.

Por informações: Bahia Notícias

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.