O Portal de notícias de Porto Seguro

Projeto Câmara Jovem se encerra nessa semana e propostas da juventude podem ser aproveitadas por vereador

0

 

.Formulado pelo vereador Vinícius Parracho como projeto de resolução, a “Câmara Jovem” foi realizada, praticamente, durante todo o ano, no intuito de fomentar a participação social e cidadã da juventude.

Os jovens tiveram a oportunidade de discutir diferentes temas, com o acompanhamento de monitores e da equipe do gabinete do vereador, em encontros mensais, onde os participantes tiveram atividades práticas como: vídeos sobre a sua localidade, workshop sobre emendas parlamentares, projetos de lei, regimento interno e votações.

O último encontro acontecerá às 9h do dia 29 de outubro, na Câmara Municipal de Porto Seguro, e os jovens irão participar de uma sessão legislativa simulada, defendendo as suas ideias e expondo projetos de lei que construíram. O gabinete do vereador pretende aproveitar as ideias dos jovens para realizar futuras proposições, incentivando assim a participação política.

Segundo a nota do vereador: “o encontro final será um momento importante para que os jovens se encontrem presencialmente e compartilhem os aprendizados adquiridos durante o ano”.

Esse será o primeiro encontro presencial.

Os encontros

No dia 04 de junho desse ano, aconteceu o primeiro encontro com a juventude, cujo tema relatava a História de Porto Seguro. Na ocasião, o líder indígena local, Karkajú Pataxó, abordou a importância de se conhecer e proteger as riquezas naturais e culturais do nosso território.

Com o tema “Constituição Federal de 1988 e a função do Poder Legislativo: para que servem as leis e como elas são feitas?”, foi realizado o segundo encontro, ainda no mês de junho, contando com a presença do debatedor Samuel Franco, advogado, membro colaborador do Politize! E assessor parlamentar na Câmara  Municipal de Belo Horizonte.

No dia 09 de julho, o encontro teve como tema, a “Democracia e participação social: minha opinião vale?” com Ayri Saraiva, Engenheiro Ambiental, professor Permanente da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba-SP, conselheiro político e social do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua!” (Vereança 2021-2024 em Piracicaba-SP).

No mês de agosto, a Câmara Jovem recebeu a diretora da Ecoleve, representante estadual do Instituto Lixo Zero Brasil, Priscila Costa, para tratar sobre o tema “Meio ambiente e sustentabilidade: o futuro é agora”.

Por fim, no último encontro, realizado no dia 10 de setembro, a Câmara Jovem recebeu o ex-secretário Municipal de Juventude e Esportes de Ipojuca- Pernambuco, Miquéias Silva, que falou sobre “Políticas públicas desenvolvidas pelo Município: o que eu posso cobrar?”.

Todos esses encontros aconteceram online, devido a pandemia do Covid-19.

O projeto reuniu jovens de 16 a 29 anos, buscando equilibro na representação de gênero e de localidades pela cidade.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.