O Portal de notícias de Porto Seguro

“Agosto Lilás” tem encerramento em Porto Seguro com caminhada e presença da modelo Luiza Brunet

0

O mês de agosto foi marcado por diversas ações de conscientização e combate à violência contra as mulheres em Porto Seguro, Bahia. A campanha Agosto Lilás, que tem como símbolo a cor roxa, busca alertar a sociedade sobre a importância de denunciar e prevenir os casos de agressão, abuso e feminicídio que vitimam milhares de mulheres no Brasil e no mundo.

O encerramento da campanha aconteceu no dia 28 de agosto, com uma grande caminhada pelas ruas da cidade que reuniu personalidades da TV, como a modelo Luiza Brunet; o prefeito municipal, Jânio Natal; o vice-prefeito Paulinho Toa Toa; secretários municipais, vereadores; familiares da jovem adolescente assassinada na cidade de Guaratinga; autoridades judiciais da cidade e do município de Eunápolis e população em geral. Os participantes percorreram a cidade com faixas e cartazes alusivos ao feminicídio e à violência contra as mulheres, pedindo justiça, respeito e paz.

A caminhada foi um ato de solidariedade e de repúdio aos crimes que chocaram a região, como o assassinato da jovem cigana, Hyara Flor Santos Alves, de 14 anos, que foi morta, segundo a família, pelo ex-marido, também de 14 anos, na cidade de Guaratinga no dia 05 de julho. O caso ganhou repercussão nacional e mobilizou a sociedade civil e as instituições públicas em defesa dos direitos das mulheres. A personal trainer Andréia Costa, 42 anos, que foi assassinada a tiros e facadas na noite de segunda-feira (21/08), quando voltava para casa no bairro Porto Alegre, também foi homenageada pelos manifestantes. O principal suspeito do crime é o ex-companheiro da vítima, que teria armado uma emboscada para ela.

A modelo Luiza Brunet, que é uma das embaixadoras da campanha Agosto Lilás, esteve presente na caminhada e falou sobre a sua experiência como vítima de violência doméstica. Ela relatou que sofreu agressões físicas e psicológicas do seu ex-companheiro e que teve dificuldades para denunciar e se libertar do relacionamento abusivo. Ela incentivou as mulheres a não se calarem diante da violência e a buscarem apoio nas redes de proteção.

O prefeito Jânio Natal também discursou durante a caminhada e afirmou que a sua gestão está comprometida com as políticas públicas voltadas para as mulheres. Ele anunciou que irá ampliar os serviços de atendimento às vítimas de violência, como o Centro de Referência da Mulher (CRM) e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Ele também destacou a importância da educação para a promoção da igualdade de gênero e do respeito aos direitos humanos.

A caminhada foi encerrada com um minuto de silêncio em homenagem às mulheres que perderam suas vidas para a violência machista. A campanha Agosto Lilás foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social de Porto Seguro em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e contou com o apoio de diversas entidades e organizações sociais.

Veja galeria de fotos abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=BQ7KxorSKCQ

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.