O resultado da pesquisa Ipec/Globo para presidência da República nas eleições 2022 foi divulgado nesta segunda-feira (15/08).
Os cenários medidos pela pesquisa Ipec trazem um termômetro importante da corrida eleitoral, pois ocorrem no momento em que as chapas dos candidatos já foram homologadas pelas convenções partidárias.
A pesquisa Ipec mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a corrida ao Palácio do Planalto, com 44%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 32% das intenções de voto.
Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 6% das intenções. Simone Tebet (MDB), com 2%, e Vera (PSTU), com 1%, estão empatadas na margem de erro.
Eymael (DC), Felipe d’Avila (Novo), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto, cada um.
- Lula (PT): 44%
- Jair Bolsonaro (PL): 32%
- Ciro Gomes (PDT): 6%
- Simone Tebet (MDB): 2%
- Vera (PSTU): 1%
- Constituinte Eymael (DC): 0%
- Felipe d’Avila (NOVO): 0%
- Léo Péricles (UP): 0%
- Pablo Marçal (PROS): 0%
- Sofia Manzano (PCB): 0%
- Soraya Thronicke (UNIÃO): 0%
- Branco/nulo: 8%
- Não sabe/não respondeu: 7%
Em um eventual segundo turno das Eleições 2022, Lula também aparece na liderança
O Ipec perguntou aos eleitores em quem votariam em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro. De acordo com a pesquisa, 51% responderam que votariam no ex-presidente Lula e 35% declararam voto em Bolsonaro. Brancos e nulos 9%, não sabem 5%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código BR-03980/2022.
O prazo para os partidos oficializarem as candidaturas termina nesta segunda-feira (15/08). A propaganda eleitoral será permitida nesta terça-feira (26), na qual os candidatos podem pedir voto em comícios, por redes sociais ou por outros meios. A propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV das Eleições 2022 começa no dia 26 de agosto.
Mais duas empresas de pesquisa devem divulgar resultados de pesquisa para presidente nesta quarta-feira (17/08). A Quaest, encomendada pelo Banco Genial Investimentos, e a PoderData, que pertence ao site Poder360 e realiza pesquisas com recursos próprios. Por fim, nesta quinta-feira (18/08), o Datafolha deve divulgar a primeira pesquisa realizada após todos os partidos que registrarem a candidatura ao cargo de Presidente da República.