As articulações para a eleição da presidência da Câmara de Vereadores de Porto Seguro vêm se acentuando e, em alguns casos, já existem compromissos apalavrados em torno de um candidato.
O vereador e líder de governo do prefeito Jânio Natal aparenta ser o mais adiantado nessas negociações.
Líder de governo de diversas gestões do município, Dilmo Santiago reuniu-se nesta semana, em local não revelado, com seis vereadores, em que todos se comprometeram em apoiá-lo no pleito que deve ser realizado até 15 de dezembro, conforme projeto aprovado na Casa há três semanas.
O acordo foi celebrado com os vereadores Pepo da Van, Nilsão, Reinaldo Farofa, Charles Sena, Dr. Ânderson, Saulo da Distribuidora e o Próprio Dilmo.
Para a eleição do Presidente da Mesa Diretora são necessário nove votos, ou seja: maioria simples dos 17 vereadores.
Segundo informações, o grupo ainda contaria com os votos de Bolinha, Roló e da presidente atual da Casa, Ariana Prates. Com essa configuração, a eleição de Dilmo estaria consolidada.
O prefeito Jânio Natal, maior “cabo eleitoral” desta eleição, até o momento, não tem se manifestado sobre o assunto, em respeito à autonomia dos poderes. Entretanto, todos os candidatos reconhecem o peso do apoio do executivo ao postulante ao cargo.
Vereadores como Robinson Vinhas, atual vice-presidente, Van Van, 1º secretário e o experiente e discreto Nido, não desistiram de suas pretensões e empenham campanhas de convencimento no dia-a-dia com a bancada que ainda não se definiu.
As articulações ainda estão no 1º tempo. Como dizia o saudoso Tancredo Neves: “política é como nuvens, em instantes têm-se outra posição”.