O Portal de notícias de Porto Seguro

Circuito do carnaval e Colégio Municipal acirram os debates na Câmara de Vereadores de Porto Seguro

0

A 3ª Sessão Ordinária do Segundo Período Legislativo do ano de 2021, realizada nesta quinta-feira, (26/08), foi marcada pelos embates relativos à dois temas: o primeiro teve como alvo a entrevista concedida pelo Secretário de Turismo e vice-prefeito de Porto Seguro, Paulinho Tôa Toa, ao portal JoJô Notícias, quando revelou a intenção de se ampliar o carnaval de Porto Seguro, estendendo-o até a Orla Norte de Porto Seguro, onde se concentrariam os Trio-elétricos e as grandes atrações. “Os blocos culturais serão realizados na Passarela do Descobrimento, enquanto os trios elétricos e as grandes atrações passam para Orla Norte, num trajeto de pouco mais de 3km que terminará próximo a Barraca do Gaúcho. A intenção é estender o circuito para evitar aglomerações”, disse Paulinho à ocasião. (relembre aqui)

Ocorre que o secretário revelou um propósito e lembrou, na mesma entrevista, que o projeto será apresentado em 27 de setembro – Dia Mundial do Turismo -, oportunidade em que o trade turístico e a sociedade poderão opinar, propor e colaborar para o formato definitivo das festas de “momo”.

Parte da bancada de vereadores consideraram a idéia esdrúxula, sectária e excludente de parte da sociedade, no que se refere à apresentação dos trios. Uma avaliação prematura e efêmera, pois desconsidera o planejamento e o roteiro apresentado pelo secretário. Além do mais, toda essa discussão está condicionada, como bem disse Paulinho, à avaliação das condições sanitárias do momento, que é quem dará a palavra final sobre se o evento vai acontecer ou não.

O outro embate foi sobre o Projeto de Lei nº 110/2021, de autoria do vereador Kempes Neville (Bolinha) que considera Patrimônio Cultural Municipal o Colégio Municipal de Porto Seguro.

O projeto, em tese,  e segundo alguns vereadores, pode prejudicar os entendimentos entre o Governo do Estado da Bahia e o município que, de acordo esses mesmos vereadores, têm discutido a possibilidade de permuta entre o prédio da escola, que pertence ao município, com os .prédios das escolas Antonio Ricalddi e Tereza Batista, que pertencem ao Estado.

Ainda, de acordo esses vereadores, O prédio da Escola Municipal seria integrado à uma Escola Estadual, já existente ao lado, e passaria por reformas e intervenções que permitiriam o funcionamento em horário integral e serviria, também, para a instalação da Faculdade de Turismo da UNEB (Universidade Estadual da Bahia).

O projeto do vereador Bolinha, que precisava da maioria absoluta para sua aprovação (09 votos); foi rejeitado por sete votos favoráveis, seis contra, três abstenções e uma ausência.

Votaram contra o projeto: Charles Sena Santos, Dilmo Batista Santiago, Eduardo Levino Soares Filho (Eduardo Tocha), Derival dos Santos Brito (Pepo da Van), Robinson Leão Vinhas e Saulo Jesus de Almeida

Os 07 (sete) votos favoráveis foram dos vereadores: Evanildo Santos Lage, Kempes Neville Simões Rosa (Bolinha), Lionete Matsui (Lia Arigatô), Lucas Farias Barreto Souza, Reinaldo Bispo dos Santos (Reinaldo Farofa), Ronildo Vinhas Alves (Nido) e Vinicius Pinheiro Parracho.

Três vereadores se abstiveram: Ariana Fehlberg, Enildo Rodrigues da Gama (Roló) e Nilson Cardoso Bezerra (Nilsão).

0 vereador Anderson Ricelli Nunes Gonçalves estava ausente da sessão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.