O Portal de notícias de Porto Seguro

Reflexão da Páscoa: que história estamos contando?

Para aqueles que estão sofrendo, sejamos esperança. Para aqueles que são subjugados pelos sistemas do poder, sejamos canais de libertação. Para os sistemas de opressão de que participamos, levemos a justiça. Vamos contar a história da Páscoa.

0

O domingo de Páscoa é a celebração mais antiga do cristianismo e, junto ao Natal, é a mais amplamente lembrada e comemorada. Nos tempos modernos, tornou-se também um feriado mais secularizado, com chocolates, doces, ovos e coelhos mágicos. Mas ainda é uma celebração de um significado mais espiritual para muitos da fé cristã.

Páscoa, do hebraico Pessach, significa passagem, sendo tradicionalmente uma festa judaica que comemora a libertação do cativeiro no Egito, quando ocorreu a tão conhecida passagem pelo Mar Vermelho a pés enxutos. Foi neste mesmo período do ano que ocorreu a morte e ressurreição de Jesus Cristo, tanto que a última ceia foi à comemoração da Páscoa pelo Mestre e seus discípulos. Desta feita, esta data religiosa passou também a ser comemorada pelos cristãos até nossos dias, significando não mais a libertação da escravidão no Egito, mas da ressurreição de Jesus e sua ascensão aos céus.

Estamos morrendo em guerras e em violência urbana, alguns são devastados pela fome, outros por doenças. Passamos por tempos de colapso emocional, e somos reféns da terrível crise política e financeira que atravessa o nosso país. Aos poucos vamos morrendo, matando, e sobrevivendo, sem, talvez, sequer nos dar conta disso. Por isso, lembremo-nos do verso imortal de Fernando Pessoa: “O Mito é o nada que é tudo” e, seja qual for a nossa crença ou o tamanho da nossa descrença, coloquemo-nos todos juntos, e façamos uma reflexão nesta data tão expressiva.

A história da cruz e ressurreição de Jesus Cristo é a grande história de renovação e nova vida que vem do sacrifício. É uma história para todos. No julgamento de Jesus, há um líder político disposto a se envolver em jogos de palavras e a lavar as mãos da responsabilidade a fim de agradar a todos. Há, ainda, líderes religiosos dispostos a sacrificar um indivíduo para proteger sua instituição e seus privilégios. No entanto, no coração da história há Jesus. Ele é um líder servo, aberto e incapaz de negar sua própria integridade. Disposto a sofrer e a se entregar completamente. Morreu em favor de muitos, para que tivessem um novo recomeço.

Que grande lição. A páscoa é um recomeço, onde estará em alta a certeza de um futuro repleto de realizações, onde somos convidados a fazer diferente: mudando nossas atitudes e nossa maneira de ser.

Que a Páscoa seja uma fonte de amor e libertação para nós. Que essa história da ressurreição seja esperança para nós mesmos, uns para os outros e para as comunidades ao nosso redor. Para aqueles que estão sofrendo, sejamos esperança. Para aqueles que são subjugados pelos sistemas do poder, sejamos canais de libertação. Para os sistemas de opressão de que participamos, levemos a justiça. Vamos contar a história da Páscoa.

O Jojô Notícias deseja uma feliz Páscoa a todos os seus leitores!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.