Na última terça-feira, 1º de janeiro de 2025, no Centro Cultural de Porto Seguro, a cidade de Porto Seguro foi palco de uma cerimônia histórica com a posse do prefeito Jânio Natal e de seu vice, Paulinho, eleitos por uma ampla maioria de votos. O evento também marcou a posse dos vereadores eleitos e a escolha da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2025/2026.
Conforme protocolo, o vereador Robinson Vinhas, o mais velho entre os parlamentares, conduziu os trabalhos iniciais. Após o juramento dos vereadores, comprometendo-se a respeitar o Regimento Interno da Casa, e a execução do Hino Nacional, na voz marcante da pastora Márcia Vilarino houve uma pausa para a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara. Dilmo Santiago foi reconduzido à presidência, por aclamação, com Lucas Nascimento como vice-presidente, Robinson Vinhas na 1ª Secretaria e Lívia na 2ª Secretaria.
Discursos marcantes dos vereadores
Em seu 1º pronunciamento como presidente da Casa, Dilmo Santiago destacou os seis mandatos consecutivos conquistados, lembrando a importância e o papel preponderante do prefeito Jânio Natal em sua trajetória política exitosa. ” Jânio é como um general que mesmo ferido, sangrando não se abate e não deixa transparecer a situação para os aliados, Um líder insofismável”, disse Dilmo
Com a palavra franqueada durante a sessão, os vereadores eleitos agradeceram seus eleitores, familiares e apoiadores. Todos aproveitaram a oportunidade para desejarem um Feliz Ano Novo à população
Entre os discursos, destacaram-se o de Bolinha (PSC), que defendeu sua atuação de oposição na legislatura anterior, afirmando: “Melhor ser leal às minhas convicções do que ser falso. Tenho caráter e conduta.” Visivelmente emocionado e com a voz embargada, declarou seu amor por Porto Seguro e reafirmou seu compromisso com a cidade.
Rodrigo Borges (Republicanos) destacou sua jornada política inesperada e, em nome do Jojô Notícias saudou toda a imprensa presente no evento. Borges frisou a importância de Jânio Natal em sua trajetória. “Nunca planejei ser político, mas transformei críticas em motivação e conquistamos essa vitória, que é do povo”, afirmou.
Thiago Maciel (PC do B), destaque da eleição com mais de 2 mil votos, fez uma longa abordagem sobre sua atuação em prol das minorias raciais e de gênero, comparando sua vitória à narrativa bíblica de David contra Golias. “Enfrentei gigantes com fé e coragem. Essa vitória é das comunidades que represento.”
Pronunciamento de Jânio Natal e Paulinho
No momento mais aguardado, Jânio Natal e Paulinho prestaram juramento, provocando uma onda de emoção no auditório. Paulinho relembrou os feitos da gestão anterior, destacando avanços em saúde, educação e infraestrutura, além de ressaltar a importância da “Aliança do Bem”. “Porto Seguro hoje é o 3º destino turístico mais procurado do Brasil. Vamos continuar de mãos dadas para reconstruir essa cidade que tanto foi mal tratada por gestões anteriores”, concluiu Paulinho.
Jânio Natal, com 40 anos de vida pública e 12 mandatos consecutivos, fez um discurso firme e descontraído. Brincou com os vereadores, citando-os individualmente, reafirmou seu orgulho de ser político e anunciou mudanças no secretariado para “oxigenar a administração”. Sobre a oposição, afirmou: “Bolinha tem o direito de se posicionar. Não me incomodo com a oposição, pois ela é parte da democracia, e todas as manifestações verdadeiras desta foram e serão encaminhadas ao meu secretariado”, disse Jânio.
O prefeito atribuiu sua vitória esmagadora no pleito que o reelegeu às comparações feitas pelo eleitor entre os 3 anos e meio de sua gestão aos 12 anos de gestões anteriores. A comparação das obras de qualidade nos fez renascer.
O prefeito também repudiou retaliações políticas entre os governos municipal, estadual e federal, destacando a importância da união para o progresso de Porto Seguro. Em tom de fé e renovação, finalizou: “A Deus, ano velho; a Deus, ano novo.”
Tomaram posse, além do prefeito Jânio Natal e o vice, Paulinho, os seguintes vereadores;
Ariana Prates; Dilmo Santiago; Wanderlei Calango; Thiago Maciel; Van Van Lages; Cássio Campeche; Lívia Bittencourt; Rodrigo Borges; Lucas Barreto; Dr. Anderson; Robinson Vinhas; Bolinha; Saulo da Distribuidora; Pepo da Van; Roló; Andressa Carvalho e Lucas Nascimento.
O evento, que simbolizou o início de um novo ciclo para Porto Seguro, foi marcado pela emoção e pelo compromisso de transformar a cidade em um lugar ainda melhor para seus moradores e visitantes.
Veja vídeo e galeria de fotos abaixo: