O Portal de notícias de Porto Seguro

Piquetes na Praia de Taípe; acidente que vitimou criança com 4 anos em Trancoso, lixo, limpeza de canais e regulação dos atendimentos do SAMU pautam sessão da Câmara

0

A sessão da Câmara de Vereadores de Porto Seguro, desta quinta-feira, (21/03) teve uma abordagem bastante rica sobre os diversos temas que afligem a população, e que suscitam cobranças e encaminhamentos dos edis.

O surgimento de piquetes na Praia de Taípe, em Trancoso, litoral sul de Porto Seguro, foi uma preocupação externada por diversos vereadores, especialmente os vereadores Pepo da Van (PODE), Vinícius Parracho (PSB), por falta de esclarecimento do empreendedor que, aparentemente, sugere a supressão da servidão, que garante o acesso à praia aos moradores e turistas naquela localidade. Em seu pronunciamento, o Presidente da casa, Dilmo Santiago (PL) chegou a afirmar que, caso não haja uma posição dos proprietários, ele próprio tomaria a decisão de remover os piquetes do local.

Outro tema abordado com muita comoção foi o trágico acidente ocorrido no distrito de Trancoso, quando um caminhão desgovernado, não conseguindo subir uma ladeira, retornou de ré, atropelando uma família, que culminou na morte de uma criança de quatro anos de idade. “Embora a vítima tenha recebido todo o atendimento apropriado para a situação, numa UPA local, não foi possível evitar o óbito”, destacou o vereador Saulo da Distribuidora. A reclamação maior e uníssona de todos os vereadores é sobre a dificuldade de uma resposta rápida e eficiente do socorro do SAMU, que além de ter sua regulação no município vizinho de Eunápolis, não dispõe de veículos suficientes, equipados para essas ocasiões, capazes de atender a população da região.

 

O vereador e médico, Dr. Anderson (PODE), ciente da burocracia e das limitações do órgão esclareceu que o número dessas viaturas especiais disponíveis está atrelado à população do município, e que Porto Seguro, por possuir uma população flutuante bem elevada, já foi, inclusive, contemplada com uma viatura a mais, mas defendeu que essa regulação também seja feita no município.

A limpeza dos canais e galerias também ocupou a pauta da reunião. O vereador e construtor, Nilsão (PROS), constantemente levanta essa questão com muita propriedade e conhecimento. Foi em função desses frequentes questionamentos que alagamentos de logradouros, a exemplo da Praça São Sebastião deixaram de acontecer

Sobre o lixo, que nos últimos dias vem atazanando os moradores do município, os vereadores Roló (PSC), Lia Arigatô (AVANTE) e Reinaldo Farofa (PODE) procuraram isentar o Secretário de Limpeza Pública, Luciano Alves, pelo acúmulo desses detritos em várias localidades do município. Segundo esses vereadores a ocorrência deve-se ao fato da transição no serviço com exclusão da antiga empresa prestadora e a assunção de uma nova empresa. “A excelência do serviço prestado há anos por esse servidor, não deve ser injustiçada, muito menos ofuscada por uma situação pontual e que já está se resolvendo”, destacou Roló.

Sem discordar dos seus pares, o vereador Eduardo Tocha (PMB) acrescentou um novo viés ao afirmar que a situação foi parcialmente resolvida devido à falta de estrutura da nova contratada. “São poucos veículos; a coleta que se dava seis vezes na semana, está acontecendo apenas uma vez”, destacou Tocha.

O vereador Charles Sena (PROS) voltou a elogiar a administração Jânio Natal que vem imprimindo um ritmo frenético e sem precedentes na história do município, com um pacote de obras e ações diversificadas e descentralizadas que impulsionam todo o município e atendem toda a população. O vereador Dr Anderson foi mais além: “É inevitável ocupar essa tribuna para dizer ‘muito obrigado Jânio Natal’. Além de prefeito você se tornou um “realizador de sonhos”, devolvendo a esperança e credibilidade aos gestores.

Por fim, o vereador e líder do governo, Robinson Vinhas (PC do B) informou que, com relação à questão do empreendimento na Praia do Taípe, que ameaça a existência da servidão, já estão sendo tomadas as medidas cabíveis. O vereador também conclamou os pares para encaminhamento de ofício ao Governador da Bahia que estará no município neste final de semana, solicitando mudanças na logística do SAMU e a criação de acostamento no Trevo de Porto Seguro, que, por ausência desse recurso, vem acontecendo sucessivos acidentes e ceifando inúmeras vidas.

Não compareceram à sessão os vereadores Nido, Van Van, e Lucas Barreto; todos com justificativas encaminhadas à secretaria da Casa.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.