O Portal de notícias de Porto Seguro

PF cumpre mandados contra Cid e Ciro Gomes por esquema de fraudes e propina; Ciro alega inocência

0

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (15/12) uma operação para combater um esquema de fraudes e pagamentos de propinas a agentes políticos e servidores públicos em procedimento de licitação paa obras no estádio Castelão, em Fortaleza, entre 2010 e 2013. Segundo informação publicada pela revista Veja, a ação tem como alvos o presidenciável Ciro Gomes (PDT) e o irmão dele, o senador Cid Gomes.

Segundo a publicação , cerca de 80 policiais cumprem 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza (CE), Meruoca (CE), Juazeiro do Norte (CE), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e São Luís (MA).

“As investigações tiveram início no ano de 2017, sendo identificados indícios de esquema criminoso envolvendo pagamentos de propinas para que uma empresa obtivesse êxito no processo licitatório da Arena Castelão e, posteriormente, na fase de execução contratual, recebesse valores devidos pelo Governo do Estado do Ceará.

Ciro e Cid receberam propina para garantir vitória de construtora em licitações, diz PF

A decisão do juiz Danilo Dias Vasconcelos de Almeida, que fundamentou a operação de busca e apreensão da Polícia Federal contra o presidenciável Ciro Gomes e o seu irmão, Cid Gomes, aponta que os dois recebiam “pagamentos sistemáticos de propinas” dos empresários da Galvão Engenharia

O documento, obtido pela revista Veja, detalha o esquema. “Os empresários (da Galvão Engenharia) realizaram/promoveram pagamentos sistemáticos de propinas, muitas vezes disfarçadas de doações eleitorais, ao então Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, e a seus irmãos Ciro Ferreira Gomes e Lúcio Ferreira Gomes, para viabilizar/agilizar pagamentos de obras e serviços de engenharia contratados pelo Governo do Estado do Ceará com a empresa, bem como, previamente, para garantir a vitória da construtora nos correlatos procedimentos licitatórios, mediante o pagamento de propinas aos advogados que ocuparam sucessivamente o cargo de Procurador Geral do Estado do Ceará, — PGE à época dos fatos, Fernando Antônio Oliveira e José Leite Jucá Filho, tendo ambos funcionado no certame licitatório da Arena Castelão, figurando seguidamente como presidentes da Comissão Central de Concorrências do Estado do Ceará onde tramitou o certame”, registra a decisão.

Ciro alega inocência e diz que operação da PF busca prjudicar sua candidatura à presidência

O ex-governador do Ceará e presidenciável Ciro Gomes (PDT-CE) se defendeu das acusações que fundamentaram os mandados de busca e apreensão da Polícia Federal contra ele e o seu irmão, Cid Gomes, na manhã desta quarta-feira (15/12).

Em uma série de tweets, Ciro expôs sua versão e criticou a ação da PF. “Chega a ser pitoresco. O Brasil todo sabe que o Castelão foi o estádio da Copa com maior concorrência, o primeiro a ser entregue e o mais barato construído para Copas do Mundo desde 2002. Ou seja, foi o estádio mais econômico e transparente já feito para a Copa do Mundo’, publicou.

“Não tenho dúvida de que esta ação tão tardia e despropositada tem o objetivo claro de tentar criar danos à minha pre-candidatura à presidência da republica. Da mesma forma tentaram 15 dias antes do primeiro turno da eleição de 2018”, disparou.

Fonte: Bahia Notícias

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.