O Portal de notícias de Porto Seguro

Pane global no Whatsapp, Facebook e Instagram escancaram dependência humana de redes sociais

0

A queda das redes sociais, Whatsapp, Facebook e Instagram na tarde desta segunda-feira, (04/10) revelaram a extrema e perigosa dependência da sociedade moderna desses mecanismos de negócios e comunicação.

O sócio majoritário deste conglomerado tecnológico, Mark Zuckeberg, usou outra rede social, o Twitter, para se desculpar e pedir calma aos usuários pela pane nas redes.

O especialista em tecnologia, Diretor do ITS e professor da UERJ, Carlos Affonso de Souza, em entrevista ao G1, disse que o problema, provavelmente, está relacionado à uma falha do DNS (Sistema de Nome de Domínio) que, segundo ele, fazem a tradução do nome para o endereço numérico: “esses números simplesmente desapareceram”, explicou o professor.

Há versões americanas de que as quedas nas redes também estão associadas às denúncias feitas por uma ex-diretora que declarou, na semana passada, que o Facebook prioriza os lucros em detrimento da segurança dos usuários. A funcionária acrescentou que muitas contas na rede poderiam ser excluídas, em função do conteúdo de alienação e de ódio, mas que não o fazem, devido ao faturamento.

O fato é que o problema é grave e vai impactar todo e qualquer serviço que dependam da conexão. Vários pequenos empresários paralisaram suas atividades.

O Facebook e o Whatsapp têm, cada um, dois bilhões de usuários e o Instagram, mais de 800 milhões.

A instabilidade das redes afetou o humor dos investidores no mercado de ações em todo o mundo. As ações do Facebook, na Bolsa de Valores de New York, já despencaram 5% no período desta tarde.

A pane deixou evidenciada o quanto somos escravos desses serviços que representam, na verdade, uma infraestrutura de nossas vidas, do nosso dia-a-dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.