O Portal de notícias de Porto Seguro

Com apoio de Jonga Bacelar, Jânio encampa luta para regularização de assentamentos em Imbiruçu

0

Acompanhado do deputado federal, Jonga Bacelar, o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, esteve na praça central do Agrovila, no domingo, 18 de abril, onde se reuniu com agricultores da comunidade de Imbiruçu de Dentro.

O objetivo do encontro foi uma questão fundiária que perdura há quase 40 anos e que já foi tema de várias matérias nesse site.

No final do ano passado, já haviam sido  expedidos vários pedidos de reintegração de posse e as famílias que foram assentadas no local correm o risco de perder a terra, porque ainda não receberam o título de posse, como contou o presidente da Associação dos Posseiros e Moradores do Projeto Imbiruçu de Dentro,  Milton Souza.

Essa era uma entre várias associações de agricultores que se estabeleceram ao longo da BR 367, e que  se encontram em condições irregulares.

O prefeito Jânio Natal garantiu que todo esforço será feito para acabar o mais breve possível com o clima de insegurança da comunidade. “Eu conheço a luta de vocês, por isso busquei o deputado Jonga para me ajudar nesta missão. Tenho certeza que com o prestígio que ele tem em Brasília, não vai demorar em conseguir a solução junto aos órgãos competentes”, destacou o prefeito.

Jânio aproveitou para comunicar a construção de um mercado nessa região, às margens da BR, para que os agricultores possam vender seus produtos.

Já o deputado Jonga Bacelar contou que já vem conversando com o secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Luiz Antônio Nabhan Garcia, para acelerar o processo e espera que ainda esse ano, possa voltar à comunidade para realizar todos esses assentamentos.

O deputado também informou a realização de outras obras de infraestrutura, a exemplo da duplicação da BR 367, ligando Porto Seguro a Cabrália. Também anunciou que por meio de uma emenda no orçamento da União, estão assegurados recursos para a construção de 10 escolas no município, e ainda pediu ao prefeito e à secretária de Educação, que uma delas seja construída na Agrovila.

O encontro contou com a presença do secretariado geral da Prefeitura, como o de Turismo, Paulinho Toa a Toa, e o da Agricultura, Eriosvaldo Renovatto, e de vereadores como a presidenta da Câmara, Ariana Prates, além de representantes de mais de 10 associações.

No ano passado, a Câmara Municipal aprovou projeto bastante polêmico, que alterava o plano diretor, para que as áreas de ocupação dos distritos de Imbiruçu de Dentro e do Agrovila fossem regulamentadas como zona urbana, mas o projeto ainda espera a sanção do Executivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.