Na sessão da Câmara de Vereadores de Porto Seguro realizada nesta quinta-feira (17/05), o tema central foi o polêmico vídeo que vem circulando nas redes sociais. As imagens mostram garis realizando o descarte irregular de lixo em ruas do centro da cidade.
O embate entre vereadores de oposição e da base governista foi acirrado, porém unânime na condenação dessa prática. Muitos parlamentares exigiram uma investigação policial para apurar os responsáveis por esse ilícito.
O líder do governo na Casa, vereador Robinson Vinhas (PC do B), rebateu as críticas, afirmando que as denúncias já haviam sido apresentadas e que todos os envolvidos serão devidamente ouvidos e responsabilizados pela Justiça.
“Não podemos aceitar esse tipo de ação de forma alguma. É um desrespeito com a população e com o meio ambiente. Precisamos investigar os culpados e garantir que eles sejam punidos com todo o rigor da lei”, declarou o vereador de oposição, Vinícius Parracho (PSB). O vereador também levantou uma questão ambiental, que sucinta o debate sobre a reciclagem do lixo, destacando como a maior prioridade no trato da questão.
Já o vereador Robinson Vinhas (PC do B), líder do governo, defendeu que a administração municipal já está tomando as providências cabíveis: “Assim que tivemos conhecimento desse caso, acionamos as autoridades competentes. Vamos apurar tudo com transparência e os responsáveis serão devidamente responsabilizados”.
Os vereadores foram unânimes em condenar a ação dos garis, considerando-a uma prática inaceitável e prejudicial à imagem da cidade. Todos concordaram que é necessário reforçar a fiscalização e a conscientização dos servidores públicos sobre a importância do descarte adequado do lixo.
“Essa situação é intolerável. Precisamos garantir que nossos servidores públicos sejam exemplos de conduta e respeitem o meio ambiente. Vamos cobrar uma investigação rigorosa e punição exemplar para os envolvidos”, afirmou o vereador Reinaldo Farofa (AVANTE).
O debate na Câmara de Vereadores demonstra a preocupação da Casa em lidar com esse problema e buscar soluções para evitar que situações semelhantes voltem a se repetir em Porto Seguro.