O Portal de notícias de Porto Seguro

Cabo Cardoso está de volta na disputa eleitoral em Porto Seguro

0

Depois de um período afastado do meio político, onde preferiu ficar de fora por escolha pessoal, o policial militar da reserva, Valter da Silva Cardoso, mais conhecido como cabo Cardoso, está de volta na disputa das eleições.

Para quem não se lembra, o cabo Cardoso foi vereador por dois mandatos, nos anos de 1996 a 2000, e de 2000 a 2004, quando na época exercia forte oposição ao ex-prefeito Ubaldino Jr..

Cabo Cardoso denunciou o esquema de corrupção na Prefeitura de Porto Seguro, que era administrada pelo então prefeito Ubaldino. Foi quando o ex-presidente Lula, na época, enviou uma força tarefa da Controladoria Geral da União, onde foram comprovadas uma série de falcatruas, chegando até no desvio de recursos da merenda escolar e de notas fiscais de padarias de Salvador, que fornecia pães para Porto Seguro.

Santos campeão no Torneio Internacional sub-20 em Porto Seguro. Dentre os campeões o craque Paulo Henrique Ganso

O escândalo ganhou destaque na mídia nacional na ocasião, principalmente, pelo programa dominical da Rede Globo, Fantástico, causando vergonha e tristeza aos portossegurenses.

Ubaldino Jr. foi afastado do cargo, assumindo o vice Bira. De lá para cá, Ubaldino se tornou inelegível, prevalecendo até hoje com essa marca, o que impede de disputar as eleições.

Cardoso teve papel fundamental nesse processo.

Nos anos seguintes, quando Jânio Natal venceu as eleições, Cardoso foi convidado por ele, durante sua administração, entre 2004 e 2008, para ser secretário municipal de Esportes.

Enquanto secretário, Cardoso trabalhou muito no fomento do esporte em Porto Seguro. Entre as ações realizadas, Cardoso, em conjunto com a administração de Jânio, criou a Copa Guaiamum (competição entre os bairros, com a distribuição gratuita de todos os equipamentos para prática do esporte, como bolas, redes, traves, uniformes dos times, que foi um sucesso de público e participação popular); trouxe para Porto Seguro, grandes times, tornando o município sede do Vitória, do Bahia e do Ipitanga, que disputavam o campeonato baiano; também trouxe grandes times juvenis da Itália e nacionais como Palmeiras, Vitória, Bahia e Santos, onde os portossegurenses puderam acompanhar a ascensão de grandes jogadores, caso do Paulo Henrique Ganso, Elkinson e Esdras, entre outros famosos.

Nesse trabalho conjunto entre Jânio e Cardoso, o basquete, o voleibol e o futsal, ganharam importância com a realização dos jogos estudantis.

Por essas e outras, Cardoso é nome forte para reativar o esporte no município, ultimamente tão apagado pela falta de investimentos das últimas administrações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.