O Portal de notícias de Porto Seguro

Bahia receberá primeira fábrica de carros elétricos da BYD nas Américas

0

A primeira planta industrial nas Américas da greentech BYD – “Build Your Dreams” – para a produção de carros elétricos será instalada no município de Camaçari, na Bahia. O anúncio foi oficializado pelo governador Jerônimo Rodrigues, ao lado da CEO para as Américas e vice-presidente executiva global da companhia, Stella Li, nesta terça-feira (4/07), em evento no Farol da Barra, em Salvador.

A maior fabricante de carros elétricos do mundo irá investir R$ 3 bilhões para instalar três fábricas na Bahia e deverá gerar mais de 5.000 empregos diretos e indiretos. As unidades irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, e processar lítio e ferro fosfato. A expectativa é iniciar a produção no segundo semestre de 2024.

As tratativas para a chegada da montadora na Bahia foram iniciadas em 2022, com a assinatura de um protocolo de intenções entre a BYD e o Governo do Estado. Em abril deste ano, o governador Jerônimo Rodrigues também visitou as unidades industriais da BYD nas cidades de Hangzhou e Shenzhen, na China. A atração da multinacional está alinhada com a política nacional do Governo Federal para estimular o desenvolvimento de uma indústria voltada à produção de carros elétricos e à transição energética na matriz de transportes.

O governo oficializou os investimentos da BYD no estado, nesta terça-feira (4/07), em Salvador. No evento, a vice-presidente global e CEO para as Américas, Stella Li, marcou presença ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e fez questão de evidenciar o potencial das iniciativas do grupo na Bahia.

“Nosso plano é criar o mais avançado carro elétrico aqui na Bahia. Nosso sonho é tornar a Bahia o centro da inovação e da alta tecnologia. Nós vamos transformar a Bahia no centro da América Latina”, cravou Stella Li. O projeto prevê a instalação de três unidades fabris para a produção de veículos elétricos e híbridos, chassis de ônibus, caminhões elétricos e processar lítio e ferro fosfato. O investimento anunciado é de R$ 3 bilhões, com a geração de 5 mil empregos diretos e indiretos.

Ainda segundo Stella Li, atualmente, mais de 70 mil engenheiros trabalham na BYD para contribuir com o objetivo de reduzir a temperatura da Terra e contribuir para preservação ambiental. “Vamos produzir ônibus, carros e caminhões elétricos, para que todos os veículos de passageiros tenham acessibilidade a essa tecnologia verde”.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.