O Portal de notícias de Porto Seguro

Incêndio é registrado em reserva indígena Pataxó em Porto Seguro

0

Um incêndio foi registrado em uma reserva indígena do povo Pataxó em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. De acordo com o vice cacique da Aldeia Velha, Ahnã Pataxó, o fogo começou na quarta-feira (25/10), em uma área próxima a um manguezal, e foi controlado no fim da manhã desta quinta (26/10).

Vídeos feitos por pessoas que estavam na região mostram a intensidade das chamas e bastante fumaça. Em um dos registros, é possível ver que o fogo chegou perto de casas, mas os imóveis não foram atingidos, segundo o vice cacique, e ninguém se feriu.

Conforme o vice cacique, no local onde o incêndio ocorreu vive uma grande variedade de animais, como aves, cutias, cobras, gaviões, pacas e muito mais. Entretanto, ele não soube detalhar se algum bicho teve queimaduras ou morreu.

De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, a causa do fogo ainda é desconhecida e o combate às chamas foi difícil, devido à falta de visibilidade, já que se trata de uma área de mata densa.

O vice cacique disse que todos os anos acontecem queimadas na região. Ele acredita que esta situação recente tenha sido provocada pela ação humana, mas não procurou uma delegacia de polícia para registrar queixa do suposto incêndio criminoso. O indígena disse também que nenhuma investigação foi feita para descobrir a origem dos casos anteriores.

Fonte: G1 Bahia

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.