O Portal de notícias de Porto Seguro

Contaminação no Rio da Vila volta a ser notícia em Porto Seguro; peixes são encontrados mortos

0

As denúncias de contaminação por despejo de materiais indevidos no Rio da Vila, há tempos sendo avistadas, especialmente por quem trafega em suas margens na BR-367, na Orla Norte de Porto Seguro, são frequentes e recorrentes

Segundo relatos de moradores do município e da região próxima ao Rio da Vila em Porto Seguro, a situação vem se agravando nos últimos dias. Peixes mortos têm sido avistados boiando na superfície da água, o que tem causado preocupação e revolta na comunidade.

Nesta segunda-feira (16/10), fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (SEMAC) realizaram uma inspeção minuciosa no local. A equipe constatou um represamento de água com características semelhantes às de esgoto. A coloração escura e o odor insuportável que emanava do rio eram indícios claros de contaminação.

Diante dessa situação alarmante, foram coletadas amostras da água para análises laboratoriais. A SEMAC aguarda os resultados dessas análises para poder identificar quais substâncias estão presentes na água e as possíveis fontes de contaminação.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), responsável pelo tratamento e distribuição de água na região, foi contactada pela nossa reportagem para prestar esclarecimentos sobre o caso. Em resposta, a empresa negou a existência de uma rede de esgotamento no local, assim como qualquer registro de extravasamento de efluentes próximos ao Rio da Vila.

Diante dessa negativa, a investigação por parte da prefeitura segue em andamento. Todos os imóveis circunvizinhos ao rio estão sendo averiguados, já que existe a suspeita de que estejam realizando descartes irregulares de resíduos, o que poderia estar contribuindo para a contaminação do rio.

A Embasa se colocou à disposição das autoridades competentes para prestar qualquer tipo de esclarecimento necessário. A empresa está comprometida em colaborar com a investigação e, se for constatada alguma irregularidade por parte de seu sistema de tratamento, tomará as medidas corretivas necessárias.

Enquanto isso, a população local clama por uma solução urgente e efetiva para o problema. A qualidade da água é fundamental para a saúde e bem-estar de todos que dependem do Rio da Vila, seja para consumo, pesca ou lazer. É importante que as autoridades, empresas e moradores unam esforços para encontrar a causa dessa contaminação e trabalhem juntos na busca por soluções sustentáveis e permanentes.

Veja vídeo abaixo divulgado pelo portal bahiasulnews:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.