Novo coronavírus com potencial pandêmico é descoberto na China
Pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan, na China, descobriram um outro coronavírus, semelhante ao causador da Covid-19, com potencial para causar uma nova pandemia, segundo informações divulgadas pelo veículo britânico “Daily Mail”.
Semelhante ao SARS-CoV-2, vírus que causou uma pandemia entre 2020 e 2022, o HKU5-CoV-2 levantou preocupações de que a história poderia se repetir. Porém, esse novo vírus foi detectado apenas em morcegos, sendo necessário investigar ainda se ele é transmissível a humanos.
A descoberta foi feita pela virologista Shi Zhengli e publicada na revista científica Cell. Apesar de ainda ser necessária uma investigação, os pesquisadores já admitiram, segundo o veículo, que o vírus representava um “alto risco de propagação para os seres humanos”.
A razão seria o que mostraram os testes realizados pela equipe, onde o HKU5-CoV-2 se infiltrou nas células humanas da mesma forma que o vírus causador do Covid.
Esse novo vírus pertence à família de patógenos merbecovírus, que já foram detectados nos em visons e pangolins, animais considerados os possíveis intermediários da Covid-19 entre morcegos e humanos.
“Isso sugere a transmissão frequente desses vírus entre morcegos e outras espécies animais”, disseram os pesquisadores, segundo o “Daily Mail”.
“Este estudo revela uma linhagem distinta de HKU5-CoVs em morcegos que utilizam eficientemente [células] humanas e ressalta seu potencial risco zoonótico”, acrescentam.
Fonte: BPMoney