O Portal de notícias de Porto Seguro

Atentado em metrô de Nova York deixa ao menos 16 feridos; dez baleados e cinco em estado grave

0

Várias pessoas foram baleadas em uma estação de metrô do Brooklyn na manhã de terça-feira (12), disse o Corpo de Bombeiros de Nova York (FDNY). Relatos iniciais falam em 16 feridos, sendo 10 atingidos pelos disparos. O atirador suspeito ainda não foi capturado.

Em coletiva de imprensa, a comissária do Corpo de Bombeiros de Nova York (FDNY) Laura Kavanagh divulgou que 16 vítimas foram atendidas, das quais 10 possuem ferimentos causados por balas, e cinco estão em condição crítica, mas estável.

A comissária do Departamento de Polícia da cidade, Keechant Swell, afirmou que não foram encontrados dispositivos explosivos ativos na estação e nos trens, e pediu que testemunhas continuasse enviando fotos e vídeos para as autoridades, ainda que “pareçam insignificantes”. Relatos iniciais dos bombeiros falavam em “vários dispositivos não detonados” encontrados após os disparos.

De acordo com a polícia, a investigação aponta que o atirador liberou fumaça em um dos trens e os tiros começaram logo após, ainda dentro do vagão. Os oficiais afirmaram que a investigação não trata o incidente como um ato de terrorismo no momento, mas a possibilidade não foi descartada. Testemunhas afirmaram que o suspeito usava um colete amarelo de construção e uma máscara de gás, o que pode indicar premeditação do crime.

Os bombeiros foram chamados para a estação de metrô da 36th Street, no bairro de Sunset Park, no Brooklyn, por causa de uma condição de fumaça por volta das 8h30. Lá, várias pessoas foram encontradas baleadas, disse o FDNY.

A Metropolitan Transit Authority (MTA), que opera os metrôs, diz que também está investigando o incidente e que os trens D, N e R estão parados em ambas as direções no Brooklyn.

De acordo com a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, o presidente Joe Biden já foi informado sobre o ocorrido, e a vice-presidente Kamala Harris está recebendo atualizações.

Autoridades reagem

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já foi informado sobre a situação e mantém contato com autoridades locais.

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, também informou pelas redes sociais que trabalha em conjunto com as autoridades nas investigações.

A secretaria de Segurança Interna do país também está ciente do ataque e monitora o incidente, de acordo com publicação no Twitter de porta-voz do Departamento de Justiça.

Testemunha diz que houve “muito pânico” quando fumaça tomou vagão do metrô

Uma testemunha ocular que disse que estava no vagão do metrô onde ocorreu o tiroteio no Brooklyn descreveu o caos no local, e afirmou ter visto muito sangue no chão. Ela lembrou que os tiros soaram como fogos de artifício.

 

 

O condutor do metrô disse que o trem estava atrasado devido ao trânsito dos trens minutos antes de o vagão chegar à plataforma da 36th Street em Sunset Park, de acordo com Yav Montano, e foi quando a fumaça de repente engoliu o carro.

Ele então ouviu “o que eu pensei que era fogos de artifício, mas agora soube que eram tiros e estou grato por ter me escondido atrás de uma das cadeiras…Sinceramente, não tenho palavras para o que vivi”.

“Eu estava na frente do terceiro carro e tudo aconteceu na parte de trás do mesmo carro… Assim que a fumaça, incendiou, começou a engolir tudo, as pessoas começaram a migrar para a frente do carro”, disse ele à CNN.

Fonte: CNN

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.