O Portal de notícias de Porto Seguro

Quando chove a sua rua fica alagada? Denuncie aqui!

A época de chuva se aproxima e os velhos problemas com alagamento virão à tona mais uma vez. Quando chove a sua rua fica alagada?

1

Quando chove a sua rua fica alagada? A resposta para essa pergunta é ‘sim’ para 44% das pessoas entrevistadas pela Prefeitura de Porto Seguro, o que, de fato e infelizmente, não é surpresa para nenhum de nós. Qual é o morador Porto Segurense que, em época de chuva, nunca ficou “ilhado” dentro de casa ou em cima de uma calçada sem ter como sair por conta dos alagamentos?

Apesar do problema ser antigo e se estender por toda a cidade, nenhuma providência é tomada. Os motivos são muitos, mas, seguramente, a incompetência do Poder Público é o maior deles.

O Senhor Manoel da Costa (41), morador do Areião, reclama que o bairro fica intrafegável quando chove. “Seja chuva rápida ou demorada, muita água ou pouca, sempre alaga. O que aumenta é o nível da água. Sempre que chove, impossibilita as pessoas entrarem e saírem de casa”, afirma.

No CENTRO diversas ruas se alagam ao ponto de até mesmo os veículos terem dificuldade de trafegar, a exemplo da Rua do Colégio Municipal e Correios. Na Avenida Navegantes o termo mais correto a se utilizar é ‘enchente’, visto que a água entra em diversas casas, desde a altura do Supermercado Cambuí até o bairro Areião.

No COMPLEXO BAIANÃO a realidade não é diferente, talvez seja pior. PARQUE ECOLÓGICO, CAMBOLO, MIRANTE e VILA JARDIM são bairros onde os moradores sofrem não só em época de chuva e sim o ano todo. Não tem boca de lobo nas ruas e, quando tem, não há manutenção. O lixo sempre é carregado junto com a água da chuva.

Em ARRAIAL D’AJUDA falta um sistema eficaz de drenagem na Estrada da Balsa, que sempre alaga quando chove. No centro há lançamento clandestino de esgoto no sistema de drenagem e vice versa. Em TRANCOSO falta drenagem nas estradas que dão acesso ao Distrito, bem como nas áreas das Cubas, Estrada de Itaporanga, Ruas Castro Alves e Duque de Caxias, etc.

Em PINDORAMA, VALE VERDE e CARAÍVA simplesmente não há nenhum sistema de drenagem.

Em VERA CRUZ falta drenagem nas Lagoas Chico Lage e Azul. Falta Boca de lobo e drenagem nas Ruas Guaratinga e João Paulo. Na Rua da Vaquejada só tem lama e buraco.

Mas os problemas não terminam quando a água seca. Quando a chuva acaba, segundo o comerciante Emerson (Avenida Getúlio Vargas), forma-se lodo na esquina onde estão dois bueiros. ‘‘São até 15 centímetros de lodo com folhas. Temos que recolher e transportar porque o lixeiro não carrega esse tipo de lixo.’’ O comerciante afirma que, depois de muita reclamação, os funcionários da Prefeitura estiveram duas vezes para limpar os bueiros. ‘‘Avisei que não ia resolver porque o problema é na galeria. Aí eles disseram que mandariam outra equipe porque não era com eles’’, afirma. De acordo com o comerciante ‘‘até agora ninguém voltou.’’

Já dizia o maior Filósofo que pisou nesta terra, “a quem muito é dado, muito é cobrado”. Se damos e pagamos muitos impostos, temos certamente o direito de cobrar e exigir da prefeitura ou de quem quer que seja um retorno satisfatório. Drenagem pluvial é saneamento básico, direito fundamental de qualquer cidadão.

  1. Gustavo Diz

    A avenida Norte Sul no Vilage um é uma vergonha. Agora mesmo caso levem uma varinha da até para pescar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.