O prefeito Municipal de Porto Seguro, Jânio Natal, num gesto de compreensão e disposição ao diálogo, editou nesta terça-feira, (08/02), decreto municipal nº 13 565/22, alterando decreto anterior, que determina procedimentos administrativos para a Vila de Caraiva, distrito de Porto Seguro.
Pelo novo decreto, além dos buggys da PM, Guarda Municipal e servidores da Limpeza Pública, também ficam autorizados a operar na Vila, os buggys das quatro associações: ABIPA BV, COOPEP, CAMBUB e ARATU , limitados a 12 por vez, sendo três de cada associação, em rodízio, para deslocar turistas da Praça da Amendoeira, sem adentrar na Vila de Caraíva.
O decreto também atende outra reivindicação dos manifestantes, contemplando a instalação, na beira do Rio de Caraíva, de 20 barracas para comercialização de artesanato indígena.
Estiveram presentes na negociação com os manifestantes, o vice-prefeito de Porto Seguro, Paulinho Toa Toa, o secretário de Infraestrutura e Obras, Denisson Matos, e o comandante da 3ª Companhia, capitão PM Luciano Vigas, além dos representantes da Comunidade Indígena da Barra Velha e Associação dos Bugueiros do Xandó.
As demandas dos indígenas foram atendidas e os acessos ao distrito, bloqueados na manhã desta terça-feira, (08/02) foram liberados.
Veja abaixo o decreto na íntegra: