O Portal de notícias de Porto Seguro

Governador Jerônimo e prefeito Jânio Natal fortalecem laços em evento Pataxó em Porto Seguro

0

A cada ano, a comunidade Pataxó realiza a emocionante festa de resistência, conhecida como Aragwaksã, em Porto Seguro. No entanto, este ano será ainda mais especial, pois contará com a presença do governador Jerônimo, que está determinado a fortalecer e ampliar, ainda mais, os laços e o diálogo com o prefeito Jânio Natal.
A festa de resistência dos Pataxós representa um momento de celebração da cultura, tradições e luta desse povo indígena. É um momento em que eles se reúnem para honrar seus antepassados, reafirmar sua identidade e compartilhar sua história com todos os participantes.

Neste ano, a festa ganha uma nova dimensão, pois o governador Jerônimo, juntamente com o prefeito Jânio Natal, cientes da relevância de valorizar e apoiar as comunidades indígenas, e sensíveis à importância da parceria entre estado e município, sob diversas óticas; conferem, com suas presenças ao evento, um reconhecimento do papel fundamental que os Pataxós e o diálogo institucional desempenham na construção da identidade cultural, sócio econômica e história do estado e município.

 

Além de apoiar a festa, o governador aproveita o evento para estreitar as relações com o prefeito Jânio Natal. Ambos entendem que a colaboração mútua nas áreas sociais, infraestrutura, saúde, educação e tantas outras é essencial para o desenvolvimento sustentável da região. O governador e seu “staff” devem desembarcar na Terra Mãe do Brasil, na terça-feira, (01/08), no ápice das comemorações;

No âmbito social, é necessário promover a inclusão e dar voz às demandas dos indígenas, garantindo seus direitos e a melhoria de suas condições de vida. A festa de resistência serve como uma plataforma para discutir essas questões e buscar soluções através do diálogo e parceria entre os governos e a comunidade Pataxó.
Ainda, sobre o esforço do governo do Estado em incrementar a sinergia entre os poderes (estado e município), a Secretária Estadual de Assistência Social, Fabya Reis; se fez presente na 10ª Conferência Municipal de Assistência Social realizada nesta sexta-feira, (28/07) no auditório do IFBA de Porto Seguro, para debater, avaliar e propor políticas públicas socioassistenciais no município, fortalecendo e aprimorando a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

 

O evento promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através da secretária Lívia Bittencourt, também teve a presença do prefeito Jânio Natal; presidente da Câmara de Vereadores, Dilmo Santiago; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Josefa Reis; representante da mulher indígena, Kadarã Pataxó; demais autoridades, vereadores, servidores e população envolvida com o tema, e culminou com a doação de dois automóveis para a Ação Social do município e garantia de chegada de outros equipamentos e suportes essenciais para o desenvolvimento da pasta.

Quanto à infraestrutura, é fundamental investir em saneamento básico, energia elétrica, estradas e transporte público para garantir o acesso e a mobilidade da população indígena. A realização da festa de resistência é uma oportunidade para avaliar as necessidades da comunidade e buscar maneiras de supri-las. Em visita técnica à Reserva Indígena, nesta semana, o prefeito Jânio Natal antecipou o atendimento de demandas como manutenção das estradas da reserva, das escolas e de outras naturezas

 

 

 

 

 

 

Na área da saúde, é imprescindível promover ações de prevenção, atendimento médico e acesso a medicamentos. O governo e o prefeito podem trabalhar juntos para fortalecer a saúde local, proporcionando um melhor atendimento às comunidades indígenas e contribuindo para a qualidade de vida da população.

Por fim, a educação se mostra um pilar essencial para a valorização e preservação da cultura dos Pataxós. O investimento em escolas, qualificação de professores e incentivo ao ensino bilíngue são medidas importantes para garantir uma educação de qualidade e o fortalecimento da identidade indígena. Recentemente, o prefeito Jânio Natal enviou à Câmara de Vereadores de Porto Seguro, Projeto de Lei, que foi aprovado pela unanimidade dos edis, e que reconhece a Patxôhã como língua cooficial de Porto Seguro. (relembre aqui)

Dessa forma, a presença do governador Jerônimo na festa de resistência dos Pataxós em Porto Seguro demonstra o compromisso do estado em colaborar com a comunidade pataxó e o município, visando à melhoria do social, infraestrutura, saúde e educação. Essa parceria possibilita o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento da cultura indígena e a construção de um futuro justo e igualitário para todos os povos e população.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.