Bloco Siri de Mangue faz cortejo em pré-carnaval de Santa Cruz Cabrália
Bloco Siri de Mangue é uma iniciativa cultural e musical que surgiu no ano de 2022 em Santa Cruz Cabrália (BA) com o objetivo de somar ao carnaval de rua do município, tendo sua primeira saída no carnaval de 2023. O bloco é composto por moradores da cidade e demais pessoas que se interessam em participar dos ensaios preparatórios que são abertos ao público. Para o Carnaval de 2024, o Bloco realizou dez ensaios na Praça da Âncora, no centro da cidade, ao longo dos últimos meses de 2023 e início deste ano.
A bateria do bloco conta com diversos instrumentos percussivos – surdo, caixa, agogô, tamborim, xequerês, entre outros -, e também com a participação de musicistas da região, que cantam e tocam instrumentos harmônicos sob a regência de Rodrigo Borges. Borges é mineiro erradicado Bahia há alguns anos e apaixonado pela rua e pelo carnaval desde criança. Como folião, ritmista ou regente, já acompanhou diversos blocos em Minas e na Bahia, aprendendo na prática com vários Mestres e Mestras do saber popular, assim como estudou fundamentos de regência clássica e teoria musical no Mestrado acadêmico que cursou pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Ele nos explica sobre o propósito do Siri de Mangue: “O bloco Siri de Mangue é um improviso carnavalesco independente, espontâneo, colaborativo, alegre e sensual, onde todas as pessoas são bem vindas, com carinho e respeito. Menos os machistas e os racistas, esses podem passar longe”.
O bloco que apresenta um repertório de ritmos diversos – ijexá, forró, samba, samba reggae e pagodão baiano – e tem como princípio a bateria aberta: qualquer pessoa pode trazer seu instrumento pra tocar, respeitando as convenções do bloco, seguindo a regência e observando a dinâmica do coletivo da bateria.
No carnaval deste ano, o bloco tem como tema “Siri de Mangue Vai pra Ponte que Partiu”, como um manifesto em torno da ponte da cidade que caiu com as chuvas de abril de 2023 e ainda não foi reconstruída. Assim, o bloco se alia a uma tendência histórica do carnaval brasileiro de juntar à folia e à alegria carnavalesca temas importantes para a qualidade de vida da população.
O grupo irá se reunir na ponte que partiu na Avenida Beira Mar e seguir em cortejo até a Praça da Âncora, no centro de Santa Cruz Cabrália, onde continuará tocando de forma fixa. Nos intervalos, contará com a trilha musical do DJ Guaiamum.
Marcelle Nogueira, tocadora de surdo na bateria e figurinista do bloco, deixa o convite: “Vista sua fantasia, traga sua alegria, seu espírito folião, chama as amigas, o@ crush contatinho. Traz a avó, as crianças e as cumadre. Chama todo mundo!”
Serviço: Desfile do Bloco Siri de Mangue
Dia: 03/02 (sábado)
Horário: Concentração às 16:20 Local: Na Ponte que Partiu com cortejo até o cais de Santa Cruz Cabrália (BA) e às 18h na Praça da Âncora. Com a participação do DJ Guaiamum nos intervalos
Vem que vem!!!! 🦀🦀🦀🦀
Mais informações: Telefone: (32) 9955-5011 (Rodrigo Borges) Instagram: @blocosiridemangue