O Portal de notícias de Porto Seguro

Cesar Urnhani lamenta a morte de pessoas em acidentes de trânsito nas estradas da Bahia no final de ano

Conhecido pelo programa da Globo, Auto Esporte, o premiado piloto, apresentador e palestrante curte o Reveillon e as férias com a família pela terceira vez em Porto Seguro.

0

No meio de suas férias de dez dias com a esposa e o filho no resort La Torre, em Porto Seguro, o piloto Cesar Urnhani concedeu uma entrevista ao Jojô Notícias. Dentre tantos assuntos abordados, o ponto auge foi a educação. O piloto abriu seu coração e mareou os olhos contando que começou a trabalhar com 13 anos numa oficina mecânica para dar comida à sua mãe e hoje ensina o filho a dar valor ao dinheiro. Ele não dá mesada, cobra boas notas e principalmente ensina o respeito, a gentileza e o não desperdício. “A hora da mesa é a mais importante” – declara sobre valorizar ter o que comer e compara com a educação do Japão, país que visita muito e que segundo ele, pelo fato de lá e outros países que já passaram por guerras, a população tem outra mentalidade. Independente de se ter mais ou menos dinheiro, as pessoas procuram viver felizes e em harmonia, são mais gentis e não desperdiçam seus alimentos. Seu filho fará este ano intercâmbio nos Estados Unidos para aprender novas culturas e ter um ensino de qualidade, e ele fala com muito orgulho que hoje pode proporcionar isso ao filho por tudo que batalhou, mas conta que Enzo não terá muitas regalias que poderia. Ficará em casa de família, através destes programas que as pessoas não escolhem onde querem ficar, e com “dinheirinho curto”, pois quer que ele se aventure até como mochileiro. “Enzo está empolgado com a ideia, muito diferente daqueles adolescentes que ganham tudo dos pais e ainda se suicidam para agredir as pessoas que o amam”, desabafa.

Apesar de não estar dirigindo em Porto Seguro, reparou no trânsito da orla e até que achou razoável. Na opinião dele, falta infra estrutura, a lamentável situação da estrada é realmente um problema, mas com seus 30 anos de experiência em estudar automóveis, avaliar o trânsito e o comportamento das pessoas, afirma que uma via duplicada e maior causaria muito mais acidentes. Lamentou as estatísticas da região com seus 69 acidentes registrados no final do ano. Ele remete a falta de responsabilidade e imprudência que leva a ocorrer a maioria dos acidentes. Questionado sobre as ultrapassagens proibidas e malucas que acontecem muito na orla, Cesar também explica que grande parte das mortes no trânsito são causadas por essas ultrapassagens, pois o choque é muito forte no encontro dos carros, não há tempo para desacelerar nas muitas vezes que o motorista da frente por puro egoísmo e falta de gentileza não abre espaço para o outro entrar. “As pessoas só pensam em si, e julgam os outros. Quando estão no volante, se acham poderosos como se fossem Deus e isso condena o outro à morte e às vezes de várias pessoas, famílias, crianças. Uma ferida aberta nos parentes que ficam com estas perdas.”

Falando sobre 2018, tem esperança, e disse que ano de eleição é a oportunidade para podermos tentar mudar o Brasil, que ele acredita que já está melhorando, pois muitas pessoas estão tomando consciência de querer uma vida feliz, mais simples e principalmente com respeito. Para Cesar, o governo é puro reflexo da sociedade, ninguém deve culpa-lo por ele ser assim já que cada um não faz seu papel anti corrupção – “Brasileiro quer levar vantagem em tudo, já ultrapassamos o limite da Lei de Gerson”. E ainda completou que também não devemos falar que o futuro está nas crianças porque nós que as educamos e se não dermos bons exemplos elas repetirão nossas atitudes.

Além de trabalhar no Auto Esporte, César Urnhani ministra palestras para crianças e adultos sobre o trânsito e a direção preventiva. “As crianças são muito mais sinceras e contam que a maioria não usa cinto no banco de trás ou até que seus pais dirigem após ingerirem bebidas alcoólicas.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.