O Portal de notícias de Porto Seguro

Terceirização oferece melhor qualidade da merenda escolar na rede de ensino municipal em Porto Seguro

1

Um novo sistema de alimentação escolar foi implantado este ano na rede municipal de ensino de Porto Seguro. De acordo com a superintendente Administrativa e de Gestão da Secretaria Municipal de Ensino, Carla Coelho, o serviço foi terceirizado, com o objetivo de melhorar a qualidade da merenda escolar e, consequentemente, os índices de aprendizado dos alunos. “Criança bem alimentada se desenvolve melhor e acreditamos que isso vai se refletir nos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, afirma Carla Coelho.

Segundo ela, o serviço continua sendo oferecido normalmente nas escolas que não aderiram à greve. Para a Educação Infantil são servidas quatro refeições diárias, incluindo o desjejum, almoço, lanche e ceia. Os alunos da Educação Fundamental recebem o desjejum e o almoço; e para os estudantes do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), que estudam no período da noite, é servido o jantar. “Os alunos e seus familiares estão bastante satisfeitos com a qualidade da merenda e o objetivo da gestão é melhorar ainda mais”, salient

A empresa, responsável pela alimentação escolar, disponibiliza dez nutricionistas que acompanham opreparo da merenda nas escolas.

As nutricionistas elaboram os cardápios, que são balanceados de acordo com a necessidade nutricional de cada faixa etária. Os cardápios passam pela aprovação do CAE (Conselho Municipal de Alimentação Escolar).

Entre os ingredientes, proteínas como carne e frango, leite, frutas e variedades de legumes e verduras, adquiridos através da parceria com a agricultura familiar local.

“Outra vantagem da terceirização é que toda a logística de estoque, armazenamento, reparo e distribuição da merenda ficam por conta da empresa. Enquanto isso, a administração municipal pode se dedicar mais a outros processos de gestão pedagógica  e administrativa das escolas, colocando os servidores e familiares dos alunos como fiscais de todo o processo”, finaliza a superintendente.

Fonte: SECOM/ Porto Seguro

  1. Irineu santos Diz

    Não é bem assim como relataram para esse jornal, na prática a realidade é outra, as nutricionistas não acompanham o preparo da merenda, elas não estão presentes, elas chegam olham e saem e retornam depois de muito tempo. A preparação da merenda nunca foi feita de acordo com a faixa etária, o mesmo aolimento que é servido as crianças serve também para os adolescentes e para o EJA também, as vezes serve durante a semana inteira carne de soja com macarrão ou frango desfiado com arroz ou com macarrão, pouca verdura e pouca fruta e de vez em quando, tem dia que só tem arroz, feijão e farofa de ovos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.