Estudantes secundaristas e universitários voltaram às ruas, hoje, 30/05, em Porto Seguro, para protestarem contra os cortes na educação promovidos pelo governo Jair Bolsonaro.
A concentração foi na Praça do Trevo do Cabral e depois seguiram em passeata pelas ruas da cidade.
O movimento convocado pela UNE (União Nacional dos Estudantes) e UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas), foi amplamente criticado pelas autoridades federais, com o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, chegando a afirmar que os manifestantes estavam sendo coagidos a participarem do movimento pelas lideranças estudantis; o que foi desmentido pelas próprias lideranças, inclusive as locais, como atesta vídeo abaixo.
Aqui em Porto Seguro, a direção do IFBA chegou a afirmar que, caso o governo federal persista nos cortes anunciados, a Instituição local, só funcionaria até o mês de setembro.
De certo é que, o governo, após pronunciamento de Bolsonaro, classificando os manifestantes como “idiotas úteis”, na semana passada, recuou e anunciou um corte nos percentuais contingenciados, comemorado pelos manifestantes como fruto da pressão feita nas ruas.
A expectativa é que, com as novas manifestações e a convocação pelas centrais sindicais de uma greve geral para 14 de junho, novos recuos sejam anunciados.
Veja vídeo abaixo: