O Portal de notícias de Porto Seguro

Em grande estilo o CIEPS em Parceria com a UFSB comemoram o 02 de julho em Porto Seguro

Com muitas fantasias, alegria e irreverência, o desfile apresentou a história do Brasil à comunidade sob uma ótica, ao mesmo tempo, didática e divertida.

0

Considerada a data da independência da Bahia, o dois de julho, também intitulado como a revolução dos alfaiates, teve sua comemoração resgatada, neste ano, pela escola estadual, CIEPS (Centro Integrado de Educação de Porto Seguro).

Numa belo desfile, com muita empolgação dos alunos e professores, sete alas caracterizavam

a temática das comemorações: Índios, negros e europeus e a formação do povo brasileiro.

O sincretismo religioso e a formação cultural brasileira.

As freiras do convento da Lapa- símbolo da resistência.

Os escravizados Malês- luta pela liberdade.

Maria Quitéria- a heroína da independência.

As baianas e os Filhos de Gandhi- símbolos da alma da Bahia.

O pelotão com as bandeiras dos Estados brasileiros simbolizando do território e a consolidação da Independência do Brasil

Com muitas fantasias, alegria e irreverência, o desfile apresentou a história do Brasil à comunidade sob uma ótica, ao mesmo tempo, didática e divertida.

Á nossa reportagem, a coordenadora do CIEPS, professora Alessandra Tito, explicou que o projeto faz parte do resgate de comemorações que eram executadas pelo antigo CEPAC, interrompidos em 2010, e que a comemoração do dois de julho, que é um marco para a Bahia, era uma das prioridades a ser reativado. “Para nós é muito importante reviver o momento em que os movimentos populares expulsam o foco de resistência portuguesa à nossa independência, e que os alunos tenham consciência da luta e da participação do povo baiano nesse processo”.

“Se a gente se organizar, se unir e lutar é possível construir um país melhor, principalmente do ponto de vista da educação”, concluiu a coordenadora.

Já a professora Rowenna considera extremamente importante o resgate da comemoração.

“É um momento de afirmação da nossa independência e da Bahia entender a sua história. A escola é lugar de pensar! Porto Seguro precisa retomar isso! A cidade precisa comprar essa briga”, pontuou a professora Rowenna.

Entre os alunos, o entusiasmo também era grande:

A estudante Ana Paula, que desfilou na ala das baianas, classificou ser muito importante mostrar para a comunidade o valor cultural dos índios, dos negros, da igreja, dos malês, dos portugueses na nossa formação cultural.

Rafaela, da ala das bandeiras, muito emocionada pela participação no desfile, também considerou de grande valia reviver momento tão importante na história da Bahia e do Brasil.

Já o Artur, fantasiado de “corisco”, na ala dos cangaceiros, lembrou que o movimento baiano foi o passo mais importante no processo para a independência do Brasil.

O dois de julho é um feriado baiano, e representa o fim das batalhas na Bahia pela expulsão dos portugueses, em dois de julho de 1823.

O desfile teve a participação dos alunos do período integral e do período noturno, com aproximadamente 750 alunos e também professores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.