O Portal de notícias de Porto Seguro

Com segurança e diálogo com a categoria, Secretária Dilma Reis anuncia retorno presencial às aulas em 15 de setembro de 2021

0

Suspensas desde 11 de março de 2020, devido à pandemia da Covid-19 e reiniciada apenas em 2 de março de 2021, de forma remota, a retomada do ensino presencial vem sendo discutida pelas autoridades federais, inclusive, com pronunciamento do Ministro da Educação, Milton Ribeiro que, em rede nacional, defendeu e conclamou o retorno da comunidade de educação às salas de aulas; na Bahia, o assunto ainda é muito controverso, e as divergências sobre o assunto, envolvem desde os gestores estadual e municipais, às associações da categoria. A APLB no estado já se manifestou contrária ao retorno das aulas sem a complementação do ciclo vacinal dos professores. O Governador Rui Costa ameaça descontar os salários daqueles que desobedecerem a determinação.

Em Porto Seguro, em entrevista à nossa reportagem, a Secretária Municipal de Educação, Dilza Reis anunciou o retorno semipresencial das aulas a partir da 2ª quinzena de setembro. A secretária fez questão de frisar que desde o início do mês de março as atividades escolares foram retomadas em todos os níveis, de forma remota e que as estratégias pedagógicas adotadas para manter o elo entre o aluno e a escola foram essenciais e importantes para evitar a evasão escolar. “a manutenção dos kits-merenda e o contato contínuo com os pais e responsáveis pelos alunos foram determinantes, foram 31.600 kits distribuídos, que fizemos por aluno matriculado e não por famílias, como acontecem em outros municípios” atestou a secretária Dilza.

Dilza enfatizou as dificuldades e os desafios de se promover dois anos escolares em apenas um ano. “encerramos o ano escolar de 2020 em 16 de julho e agora, em 2 de agosto iniciaremos o período escolar de 2021, um ano continumm”.

A Secretária anunciou que, em visitas realizadas in-loco aos 17 núcleos educacionais, que reúne todas as escolas do município e em reunião com os diretores dessas escolas constatou que o índice de elo entre os alunos e as escolas se mantém em torno de 90%.

Ainda, de acordo a secretária, as aulas serão retomadas com toda a segurança recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), uso de máscaras, distanciamento social, e instalação de dispenses de álcool em Gel e de “totem” com álcool, pia e sabão dentre outras, e em consonância com a campanha vacinal, cujo cronograma da educação foi concluído no dia 24/07, com a vacinação de todos os profissionais da educação (porteiros, merendeiros, professores, auxiliares etc.).

Totem de vacinação que serão instalados nas entradas das escolas

Dilza Reis, que também é a Diretora da UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação) do território da Costa do Descobrimento elogiou o diálogo e a sinergia que vem acontecendo entre os nove municípios do território, respeitando a autonomia e as especificidades de cada um e que o município de Porto Seguro goza de um considerável conforto e avanço, no que diz respeito à vacinação, licitações de transporte, merenda e implantação da plataforma digital que ocorrerá até o dia 30 de julho, portanto, apta a receber alunos e professores e a desenvolver as atividades educacionais.

“Estamos trabalhando com diálogos intensos com a categoria e o retorno escolar tem sido planejado com muita segurança, prudência e em prol da qualidade da educação. Em primeiro lugar prevalece a vida. Nada de sangria desatada. A se manter a tendência de baixa de ocupação dos leitos clínicos e da taxa de infecção; caminharemos firmes para uma retomada semipresencial em setembro, com perspectivas de normalização integral em 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.