O Portal de notícias de Porto Seguro

Semana da “consciência negra”, tem rica e variada programação em Porto Seguro

0

A história da África, assim como da cultura afro-brasileira dão o tom das comemorações do “novembro negro”, a partir desta semana, 18/11, no Centro de Cultura de Porto Seguro.

Com uma extensa e variada programação, a semana da consciência negra terá a abertura oficial, nesta segunda-feira, 18/11, com a apresentação do Coral Municipal de Porto Seguro, seguido de palestras e pronunciamentos dos organizadores.

Na terça, 19/11,às 19 horas, teremos a apresentação do grupo de jovens do Projeto Reformula do Instituto Descobrir e às 19h30- Roda de Conversa com Aline Bispo (Mestranda -UFSB), abordando o tema: “A minha experiência enquanto pesquisadora negra, oriunda da periferia”, e mais, Feira  Afro, Exposição Fotografia Mulheres de Ébano , com fotos de  Lucy Barbosa.

Coroando a programação, na quarta-feira, 20/11, às 19 horas, o XIV Desfile “As mais belas Chamas da África”. Um concurso de beleza que, segundo a coordenadora do evento, Míriam, procura resgatar a identidade étnica do povo afro-brasileiro e valorizar a beleza com a escolha das “Mais Belas Chamas daÁfrica” da cidade de Porto Seguro. O objetivo do Concurso é incentivar a modificação do conceito estereotipado de beleza utilizado no nosso País, no qual ser bonito é seguir um padrão de beleza europeu ou americanizado.

Para isso serão selecionados candidatos e candidatas que representem a beleza negra brasileira com suas nuances significativas de miscigenação.

Apesar de a população brasileira ser em sua maioria mestiça, o País sempre cultuou um biótipo nos concursos de beleza que em nada correspondeu à realidade étnica nacional.

Desta forma o Concurso torna-se de grande valor para a sociedade, em especial à de Porto Seguro, pois promove a cultura afro-brasileira e reforça valores inerentes à formação da identidade nacional na região.

O trabalho de resgate de identidade étnica desenvolvido pelo Conselho da Igualdade Racial e o Instituto Sociocultural Brasil Chama África tem sido extremamente relevante. A importância desse concurso como parte das atividades comemorativas do Novembro Negro vai além da simples escolha de um vencedor/a; remete-se à promoção de um conjunto de saberes que herdamos de todo o povo africano, que transcende as especificações estéticas vigentes.

Os jovens eleitos como “As Mais Belas Chamas da África” reinarão durante o período de um ano, a contar da data do evento, quando serão escolhidos entre 30 participantes, 15 do sexo masculino e 15 do sexo feminino, a serem julgados pela caracterização africana, expressão corporal e estética geral. O mais importante, contudo, é que estes deverão ter consciência da sua afro descendência, das suas raízes, atuando no processo de conscientização junto à comunidade.

Os eventos têm a sua realização coletiva do : Instituto Sociocultural Brasil chama África, Secretaria Municipal de Educação , Superintendência Municipal de Igualdade Racial de Porto Seguro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.