O Portal de notícias de Porto Seguro

Restauração do santo padroeiro de Trancoso, aos poucos, revela o esplendor de uma das imagens mais raras do Brasil

0

A Superintendência de Cultura informa que a restauração da imagem histórica de São João Menino, padroeiro de Trancoso, avança surpreendendo tanto pelas descobertas da policromia original quanto desafiando pelo grau de complexidade do seu estado de conservação.

Segundo Herculano Assis, superintendente que acompanha os trabalhos, depois de retiradas as inúmeras camadas de pintura da imagem, foi descobertas inúmeros buracos na madeira feitos por cupim e tapados grosseiramente com papel.

O estado mais delicado é o cordeiro, onde o gesso foi o elemento usado para ocultar as danificações. A surpresa está na descoberta da policromia original, em especial no manto, onde revelou um riquíssimo bordado a ouro,.

O sorriso voltou a ganhar expressão e singularidade, os olhos amendoados ganharam mais firmeza e até os cílios reapareceram, dando ainda mais elegância a uma das imagens mais raras do Brasil.

Ainda sem data para o retorno, a restauração da imagem histórica de São João passará por outras fases e a mais delicada delas será a recomposição policromática nos moldes da original.

Por Informações: Superintendência de Cultura de Porto Seguro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.