Orquestra Sinfônica da UFBA é destaque no Arraial Cine Fest 2023
Um dos grandes destaques do festival Arraial Cine Fest 2023 foi o documentário “Uma Máquina de Imaginário – Orquestra Sinfônica da UFBA”, produzido pela TV UFBA com direção do jornalista e produtor audiovisual Dan Hudson foi premiado na categoria Melhor Filme Documentário de Curta Duração. O filme retrata a história e a importância da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia (OSUFBA) na vida cultural da cidade de Salvador.
A produção do documentário teve uma equipe de peso sendo produzido pela jornalista e assessora de imprensa Gisele Santana com o apoio da produtora Karina Serra, som direto de Nattan Cerqueira, profissional de áudio que já trabalhou com grandes cineastas e coordenação geral luxuosa da TV UFBA da premiada jornalista Mariluce Moura.
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia (OSUFBA) é uma das mais antigas orquestras em atividade contínua na cidade de Salvador, tendo sido fundada em 1954. Com quase 70 anos, a orquestra é vista como um elo entre a universidade e a sociedade e um importante laboratório de aperfeiçoamento para os estudantes da Escola de Música da UFBA. Além disso, ela é considerada por muitos como uma importante contribuição para o desenvolvimento cultural de Salvador.
Arraial Cine Fest, o festival de cinema que tem sido realizado há 13 anos, teve mudanças significativas na sua concepção na edição 2023. Desta vez, o festival foi totalmente online devido à pandemia de COVID-19 e à participação do Cinetour – Comitê Internacional de Festivais de Filmes Temáticos, liderado pelo turco Can Saraçoglu.
De acordo com Juca Fonseca, curador e coordenador do festival, a decisão de continuar com a edição online veio também devido ao crescente público nas edições virtuais dos últimos anos, que teve um aumento de 10 vezes em comparação com as edições presenciais. A expectativa foi superada com um recorde de público on-line nesta edição
O Júri Oficial do festival, composto por Roque Araújo, cineasta brasileiro; Carlos Sargedas, cineasta português; Juan Antonio Narro Pietro, jornalista espanhol; e Juca Fonseca, cineasta brasileiro, selecionou 33 filmes de 14 países, que foram exibidos online de 06 a 10 de fevereiro de 2023. A premiação incluiu categorias como Longa Metragem Ficção, Longa Metragem Documentário, Curta Metragem Ficção, Curta Metragem Documentário, Experimental, Animação, Melhor Filme Brasileiro, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme do Festival.
O filme “Patrícia Acioli Juíza do Povo”, dirigido por Humberto Nascimento, foi o grande vencedor da 13ª edição do festival, levando o troféu “Esquina do Mundo” nas categorias Melhor Filme do Festival, Melhor Filme Documentário de Longa Duração e Melhor Filme Brasileiro. Além de, “Uma Máquina de Imaginário”, dirigido por Dan Hudson, que ganhou na categoria Melhor Filme Documentário de Curta Duração, e “MUET”, dirigido por Rezin Yann, levou o prêmio Melhor Filme Ficcional de Curta Duração.
A 13ª edição do Arraial Cine Fest foi realizada pelo Arrumamala Cinema & Turismo e promovida pelo Instituto Roque Araújo de Cinema e Audiovisual. Ao todo, 1.603 pessoas visitaram o site oficial do festival durante o período de exibição dos filmes. Ao longo dos anos, o Arraial Cine Fest tem se consolidado como um dos mais importantes festivais de cinema da Bahia, e tem contribuído para o fomento e o reconhecimento de novos talentos do audiovisual. A expectativa para a próxima edição é de que ainda mais pessoas possam acompanhar as exibições e participar das premiações, fortalecendo assim a cultura do cinema na região e no país.
Foram vencedores os seguintes filmes:
Melhor Filme do Festival; Patrícia Acioli Juíza do Povo – Humberto Nascimento [BRASIL]
Melhor Filme Documentário de Longa Duração; Patrícia Acioli Juíza do Povo – Humberto
Nascimento [BRASIL]
Melhor Filme Brasileiro – Patrícia Acioli Juíza do Povo – Humberto Nascimento [BRASIL]
Melhor Filme Documentário de Curta Duração; Uma Máquina de Imaginário – Orquestra
Sinfônica UFBA – Dan Hudson [BRASIL]
Melhor Filme Ficcional de Curta Duração; MUET – Rezin Yann [FRANÇA | ITÁLIA | SUÍÇA]
Melhor Filme Experimental; Ici le mistral soufle fort – Sabine Jean [FRANÇA]
Melhor Filme de Animação; Cuerdas – Pedro Solis Garcia [ESPANHA]
Melhor Filme Estrangeiro; Las lágrimas de África – Amparo Climent [ESPANHA]
FICHA TÉCNICA DO DOCUMENTÁRIO
EQUIPE TV UFBA – UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
DIREÇÃO – DAN HUDSON
PRODUÇÃO E REPORTAGEM – GISELE SANTANA DAN HUDSON
PRODUÇÃO OPERACIONAL – DAN HUDSON
IMAGENS – DAN HUDSON – JOÃO PAULO GARCIA – DANILO DUARTE – ISADORA SARNO – BIA PENIDO – LINCOLN ARAMAIKO – DANILLE CAMPOS – RICARDO BRITO
EDIÇÃO – DAN HUDSON
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO – LAILA NERY
TÉCNICO DE ÁUDIO – NATTAN CERQUEIRA
PRODUÇÃO DE LINHA – KARINA SERRA
ARTE DA CAPA – FELIPE GAMA
VIDEOGRAFISMO – LINCOLN ARAMAIKO
VINHETA LOGO TV UFBA – NÍVIA ANUNCIAÇÃO
COORDENADORA TV UFBA – MARILUCE MOURA