O Portal de notícias de Porto Seguro

Festa de São Brás em Trancoso (BA) reúne fé, cultura e música

0

Trancoso celebra mais uma vez a tradicional Festa de São Brás, co-padroeiro do distrito. A celebração acontece nos dias 2 e 3 de fevereiro e conta com uma programação diversificada, que reúne elementos religiosos, culturais e festivos.

A programação começa na sexta-feira (2/02), com missa na Igreja São João Batista, celebrada pelo Padre Marconi. Em seguida, acontece uma festa com Samba de Couro, que é uma manifestação cultural tradicional da região, com concentração na Casa da Cultura Seu Flor.

No sábado (3/02), os festejos continuam com a busca do mastro pela madrugada. O mastro é um símbolo da festa e é decorado com fitas coloridas. Após a busca, acontece um café da manhã e almoço para os participantes. À tarde, após uma missa e procissão em homenagem a São Brás, é realizada a subida do mastro, que é um momento de grande expectativa para os participantes. A subida do mastro reúne pessoas em torno da fé, da tradição e muita diversão. No palco, as atrações culturais são Trio Virgulino, Edinho Sanfoneiro e Trio Marajó.

Os festeiros deste ano são a Donda D’ajuda, Sr. Manoelzinho e família e Luciana Félix Manoel Quintino e família, que esperam mais de 3 mil pessoas para a celebração. O evento está no Calendário de Eventos Oficiais de Porto Seguro e foi incluído na Campanha O Verão Mora Aqui e Tem Carnaval.

A Festa de São Brás é uma importante manifestação cultural e religiosa em Trancoso. A celebração reúne pessoas de todas as idades e credos, que se unem em torno da fé e da devoção a São Brás. “A festa também é uma oportunidade para a comunidade de Trancoso se reunir e celebrar sua identidade cultural. A celebração é marcada por uma mistura de elementos religiosos, culturais e festivos, que refletem a diversidade da comunidade local”, destaca o vice-prefeito e secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa.

Por Informações: ASCOM- Prefeitura de Porto Seguro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.