O Portal de notícias de Porto Seguro

Fé, cultura e tradição marcaram a festa de São João, padroeiro de Trancoso

0

Os festejos em honra a São João – padroeiro de Trancoso, realizados pela Secretaria de Cultura e Turismo , através da Superintendência de Cultura, em parceria com a Igreja Católica e o povo de Trancoso, foram marcados pela junção da fé, cultura e tradição! Na histórica igrejinha do quadrado jesuítico foi celebrado o Tríduo, presidido pelo Frei José Romão da Silva, onde além de exaltar o sagrado, enalteceu a força da cultura popular.

Quando o assunto é cultura, as bandas apresentaram a musicalidade mais envolvente da nação brasileira: o forró! Transformando o Quadrado de São João menino num cenário cinematográfico, pois tudo foi transmitido pelas  redes sociais da Prefeitura de Porto Seguro e projetado na igreja. E ao falarmos de tradição, não poderia faltar a transmissão do “Samba de Couro” uma das mais importantes manifestações culturais da humanidade, onde traduz a alma de um povo e a mística de um dos lugares mais fascinantes da terra: Trancoso! Em seguida, o hasteamento do mastro de São João, que hoje reina ao lado do mastro de São Brás e São Sebastião. O São João de Trancoso ainda que virtual, permitiu ao espectador uma imersão cultural valiosa onde se fortaleceu a raiz originária de toda concepção Histórica, cultural e social.

Como presente para Trancoso, a Prefeitura de Porto Seguro, através da Superintendência de cultura, conduziu a imagem de São João menino para ser restaurada em Salvador.

Por Informações: Superintendente de Cultura/ Herculano Assis

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.